Meu animal de estimação
Você provavelmente nunca viu uma planária. Esses pequenos animais levam suas vidas felizes longe de nossas vistas em algum brejo. Mas quase toda criança algum dia já se maravilhou ao encontrar uma cauda de lagartixa agitando-se após ter sido deixada para trás enquanto esse réptil fugia e, algum tempo depois, ao ver o mesmo animal com uma cauda nova em folha!
A regeneração de planárias intriga muitos pesquisadores em diversos ramos da ciência. Para qualquer estudo utilizando esses animais, é necessário identificar características gerais do filo ao qual eles pertencem. As planárias, pertencentes ao filo dos platelmintos, possuem limitação no tamanho e na forma e isso ocorre devido a duas características desse filo, que são:
(A) o fato de serem pseudocelomados e a ausência de sistema circulatório.
(B) o fato de serem acelomados e a ausência de sistema circulatório.
(C) a ausência de simetria e de sistema circulatório.
(D) a simetria bilateral e a cefalização.
(E) a ausência de mesoderme (são diblásticos) e a presença de sistema digestório incompleto.
Respostas
respondido por:
5
Resposta:
B
Explicação:
respondido por:
3
A alternativa correta, referente à limitação no tamanho e na forma das planárias, é a letra "B": o fato de serem acelomados e a ausência de sistema circulatório.
A ausência de sistema circulatório está diretamente ligada à limitação do tamanho das planárias.
As planárias são acelomadas, isto é, não apresentam cavidade corporal envolta pela mesoderme. O espaço existente entre a ectoderme e a endoderme encontra-se totalmente preenchido pela mesoderme.
A planária tem o corpo achatado dorsiventralmente e sua boca fica na região ventral do corpo. Seu intestino é muito ramificado e difere e distribui os alimentos para as outras partes do corpo. Quando adulta, é hermafrodita.
Espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás