Para cada situação descreva/ explique o porque acontece tal situação e qual a relação da interação entre as cargas.
1- Quando passamos o braço na frente de uma TV ligada nossos pêlos são atraídos;
Situação
2- Quando encostamo-nos a algum objeto que pode armazenar cargas elétricas (carro, pessoas etc.) levamos leves choques;
Situação
3- Quando esfregamos uma régua no cabelo e depois encostamo-la a pequenos pedaços de papeis, esta os atrai.
Respostas
Resposta:
1 - Quando se liga uma tv de tubo, seus circuitos internos formam uma alta tensão para o funcionamento do aparelho. Essa alta tensão é aplicada internamente próximo a tela, de forma que o campo elétrico formado pela alta tensão atrai corpos não polarizados, que no caso, são os pelos dos braços.
2 - Os corpos são formados por átomos, que tem prótons e elétrons, quando se tem a mesma quantidade de prótons e elétrons, ele é neutro. Mas em determinadas situações de atrito ou contato com algum material os corpos perdem ou ganham elétrons. Esse processo de perda ou ganho de elétrons se chama eletrização.
3 - Eletrização por atrito, ao esfregar a régua no cabelo vai carregá-la e os elétrons positivamente, e do papel de forma negativa.
1 - porque ao ligar a tv, os circuitos internos da mesma geram uma alto tensão para o seu funcionamento. Essa tensão elevada é aplicada bem próxima a tela de forma que faz o campo tensionado atraia os corpos neutros, não polarizados que no caso são os pelos do braço.
2 - Isso acontece quando o corpo humano está tão eletrizado que acaba descarregando a energia acumulada (conhecida como energia estática) no primeiro objeto condutor que aparece pela frente.
3 - A régua pode atrair pequenos pedaços de papel por meio da eletrização por atrito.
Os papéis são considerados neutros, enquanto a régua eletrizada por meio de atrito estará negativamente carregada, o que fará com que a régua perca elétrons para s pedaços de papéis, o que gera a interação e atração entre a régua e os pedaços de papel.