• Matéria: História
  • Autor: giselesantosdealmeid
  • Perguntado 7 anos atrás

onde ocorreu a revolta da vacina e a revolta da chibata?​

Respostas

respondido por: yBiXc0iTo
2

A Revolta da Chibata, luta dos marinheiros contra os castigos físicos aplicados nos navios da Marinha brasileira, foi comandada por João Cândido, um marinheiro negro. Um dia antes da revolta, que aconteceu em 1910, um marinheiro recebeu 250 chibatadas como castigo por uma briga. Revoltados com a brutalidade, o marinheiros iniciaram a rebelião.  

Com os oficiais dos navios controlados, os rebeldes entraram em contato com o governo pelo rádio e pediram o fim da chibata. Entre as reivindicações estavam, além do fim dos castigos, melhora nas condições de trabalho, anistia aos rebeldes e aumento de salário.

Como ameaça, os rebeldes disseram que bombardeariam o Rio de Janeiro e os navios que permaneceram fieis ao governo. Como advertência, chegaram a disparar tiros de canhão, que causaram a morte de duas crianças.

Revolta da Vacina

A novela Lado a Lado apresentou ainda outro movimento histórico do Rio de Janeiro, a Revolta da Vacina. O movimento aconteceu nas ruas do Rio em 1904, foi uma reação a obrigatoriedade da vacina contra a varíola, determinada pelo governo. Com o objetivo de sanear a cidade, a Câmara dos Deputados regulamentou que os cidadãos precisavam ser vacinados para fazer matrícula em escola, assumir emprego, casar, viajar, entre outros direitos. A decisão causou revoltas pela cidade.

respondido por: nunescarla886
0

Resposta:

Quando o presidente Rodrigues Alves assumiu o governo, em 1902, nas ruas da cidade do Rio de Janeiro acumulavam-se toneladas de lixo.

Desta maneira, o vírus da varíola se espalhava. Proliferavam ratos e mosquitos transmissores de doenças fatais como a peste bubônica e a febre amarela, que matavam milhares de pessoas anualmente.

Decidido a reurbanizar e sanear a cidade, Rodrigues Alves nomeou o engenheiro Pereira Passos para prefeito e o médico Oswaldo Cruz para Diretor da Saúde Pública.

Com isso, iniciou a construção de grandes obras públicas, o alargamento das ruas e avenidas e o combate às doenças.

A reurbanização do Rio de Janeiro, no entanto, sacrificou as camadas mais pobres da cidade, que foram desalojadas, pois tiveram seus casebres e cortiços demolidos.

A população foi obrigada a mudar para longe do trabalho e para os morros, incrementando a construção das favelas.

Como resultado das demolições, os aluguéis subiram de preço deixando a população cada vez mais indignada.

Explicação:

Perguntas similares