Respostas
Resposta:
Explicação:
A palavra Coronelismo está ligada a patente de coronel da Guarda Militar. Este cargo podia ser comprado por membros da elite, que passavam a fazer parte do mais alto escalão militar e social do país. Essa prática teve início durante o período regencial, mas consolidou-se na República Velha.
Não só os postos de coronel, como outras patentes foram colocados a venda para que dirigentes locais mais abastados pudessem reprimir as rebeliões que estavam ocorrendo em todo o país.
Dessa forma, donos de grandes propriedades rurais, comerciantes e políticos locais compraram estes títulos e passaram a controlar a região onde estavam instalados, inicialmente os municípios e depois os estados, por meio da Política dos Governadores.
As pessoas viam o abuso de autoridade como algo legítimo e os atos se justificam principalmente pela influência que essas pessoas exerciam sob a população mais simples. Eles eram vistos, até mesmo, como parte de uma nobreza, sendo esta ótica um fator que aumentava exponencialmente a influência dos coronéis.
Em relação a ordem social, que era o desejo inicial do governo, eles eram capazes de mantê-la e defender seus interesses ao mesmo tempo, para isso, faziam uso de força, principalmente através das milícias.
Eram figuras muito contraditórias, pois ao mesmo tempo que eram capazes de matar quem os desagradasse, concediam benefícios, apadrinhavam crianças e eram muito religiosos, estabelecendo relações de temor e admiração ao mesmo tempo.