A composição das palavras na Língua Brasileira de Sinais está regida por uma estrutura gramatical particular, visto que apresenta características lexicais específicas. Os parâmetros são as partes menores que compõem os sinais da Libras. Se um falante da língua de sinais articular um sinal de forma inadequada, é possível dizer que ele se equivocou quanto ao uso da configuração de mão.
Imagine que você está em um seminário sobre as características fonológicas da Libras e precisa passar um exemplo aos presentes no evento.
Explique:
a) A configuração de mão.
b) O ponto de articulação.
c) O movimento.
Respostas
Resposta:
RESPOSTA ESPERADA:
a) De acordo com os cinco parâmetros em Libras, o sinal da palavra pedra tem como configuração de mão as letras P, K ou H.
b) O ponto de articulação do sinal é “mão”.
c) De acordo com a seta apresentada na imagem, o sinal tem movimento para cima e para baixo.
a) A configuração de mão da imagem em questão diz respeito aos 5 parâmetros da Lingua Brasileira de sinais. Por exemplo, a palavra pedra tem a configuração nas letra P, K ou H.
b) A mão é considerada como o ponto de articulação do sinal, haja vista que ele é a base para a comunicação.
C) O movimento correto para ser feito é alternar de cima para baixo para que dê o entendimento completo da expressão.
Como a linguagem de sinais foi introduzida no Brasil?
A Língua Brasileira de Sinais foi introduzida no Brasil pelo francês Ernest Huet quando o mesmo foi convidado pelo imperador da época Dom Pedro II. É por esse motivo que a língua brasileira e francesa de sinais são tão parecidas tanto nas expressões rítmicas, quanto no alfabeto expressado.
Aprenda mais sobre LIBRAS aqui: brainly.com.br/tarefa/16300146
#SPJ3