Respostas
Resposta:
Síndrome de pânico; Transtorno de Ansiedade; Estresse; Preconceito com pessoas contaminadas (inconsciente); aumento de turnouver e a síndrome de burnout.
Explicação:
Grandes epidemias tendem a gerar pânico na população, pegamos como exemplo a gripe espanhola durante a primeira guerra mundial, matou em torno de 50 milhões de pessoas. Isto gera pânico, consequentemente medo e ansiedade de estar contaminado, desenvolvendo em pessoas depressão por conta do isolamento social pela insegurança. Além disso, o aumento de preconceito com pessoas contaminadas e doente, os rótulos, excluindo-as, gerando consequências negativas na vida dessa pessoas, mesmo se ela se curar.
Vale ressaltar, que para os trabalhadores da saúde, o estresse e a pressão de lidar com o ofício, acrescido do risco de adoecer, provocam severos problemas de saúde mental, aumentando o turnouver e a síndrome de burnout, além de gerar graves problemas como ansiedade e depressão, pois esses profissionais são um dos grupos de vulnerabilidade, já que o número de mortos entre profissionais da saúde causa preocupação para as autoridades.