mulheres - pag. 58 - 71.
Atividade: Relate sobre:
a) O Negro no período pós - Abolição;
b) a Cultura afro-brasileira no pós - Abolição;
c) Os indígenas na República (povos indígenas e o
Marechal Rondon); e
d) Movimento das mulheres.
Para isso, utilize o livro didático e/ou a Internet.
Respostas
Olá! ;)
a) A Lei Áurea garantiu a liberdade para os escravos de maneira imediata, e os donos de escravos não receberam nenhum tipo de indenização. Com essa lei, os libertos agora estavam livres para buscarem uma vida melhor. A vida dos escravos pós-abolição não foi fácil, principalmente pelo fato de que o preconceito na sociedade era evidente e porque não houve medidas para integrá-los economicamente na sociedade.
b) Continua havendo o Brasil este caso de relações raciais desequilibradas, com negros condenados à exclusão social. Depois da libertação, poucas medidas para inserir a população negra na sociedade foram implementadas. Logo, essa parcela da população ficou condenada a uma realidade socioeconômica que perpetuou a escravidão com uma roupagem diferente: a desigualdade social. A abolição da escravidão, foi o desfecho de um processo longo. Antes da promulgação da Lei Áurea, em 1888, outras três normas começaram a dificultar e a encarecer a manutenção do trabalho escravo no país.
c) No final do século XIX com a chegada dos imigrantes europeus nos Estados de Santa Catarina e Paraná, desencadeou uma serie de conflitos de terras entre os imigrantes e índios. Com os trabalhos dos imigrantes e também das construções da Estrada de Ferro Noroeste que transpassava o Estado de São Paulo, foi marca de varias lutas armadas entre índios e trabalhadores. Acontecimento este que dá ao Brasil rótulo de ser oniso aos índios e não defender os direitos destes povos. Por outro lado tinha pessoas como Hermann Von Ihering que defendia fortemente o extermínio dos índios.
Devido às pressões exteriores o Brasil funda o primeiro órgão Federal voltado para defesa indígena o SPI, sobre comando do coronel Candido Mariano da Silva Rondon, essa pessoa era um simpatizante da causas indígenas.
d) Embora a luta nos últimos quarenta anos tenha contribuído para grandes mudanças, ainda se vê a responsabilidade quase exclusiva das mulheres com as tarefas domésticas. Constata, ainda, sua exclusão na política, quando estudos apontam uma presença de apenas 13% de mulheres nos legislativos brasileiros, exclusão que também se traduz nos empregos subalternos e baixos salários que demonstram que o capitalismo se articula com o patriarcado no sentido de desvalorizar a força do trabalho feminino, imputando-lhe os cargos menos valorizados e mal remunerados. Conclui que esse fato reflete a divisão sexual do trabalho que criou cisões entre o trabalho produtivo e o reprodutivo, segregando as mulheres nos trabalhos que reforçam as relações de gênero e sua exclusão da vida pública.
Espero ter ajudado!