• Matéria: Inglês
  • Autor: flavinhaalessandra53
  • Perguntado 7 anos atrás

como acontece a resistência africana​

Respostas

respondido por: liaborges623
2

Explicação:

A ocupação do continente africano não aconteceu de maneira pacífica. Houve tentativas de resistência organizada por diferentes povos em todas as partes da África. A resistência buscava expulsar os invasores europeus ou, ao menos, tentar diminuir a influência dos europeus quando não fosse possível expulsá-los.

No entanto, em todos os casos, a vitória dos europeus ocorreu, principalmente, por causa da superioridade dos seus armamentos em relação aos africanos. Veja a seguir alguns exemplos de movimentos de resistência que aconteceram no continente africano.

Líbia

A Líbia, localizada no norte da África, foi invadida pelos italianos em outubro de 1911. Os invasores atacaram quatro grandes cidades líbias,

Costa do Ouro

A região chamada de Costa do Ouro (atualmente Gana) era habitada pelo povo ashanti. Os ashanti organizaram um dos maiores movimentos de resistência enfrentados pelos britânicos no continente africano

Madagáscar

Na década de 1880, o Reino de Madagáscar era independente e liderado pelo primeiro-ministro Rainilaiarivony. Nessa época, estava sendo instituído em Madagáscar um programa de modernização para que o país pudesse desenvolver-se e, assim, evitar o domínio das potências europeias.

No entanto, politicamente pressionados por uma classe colonialista francesa e temendo o crescimento da influência britânica em Madagáscar, os franceses iniciaram o ataque ao país. A chegada dos franceses provocou o início das duas guerras dos malgaxes (habitantes de Madagáscar) contra esses invasores.

Com a derrota e a consequente destituição do governo malgaxe, o domínio dos franceses em Madagáscar foi consolidado e só chegaria ao fim em 1960.

Eu sei, eu sei a resposta é enorme

Perguntas similares