• Matéria: História
  • Autor: brauli
  • Perguntado 6 anos atrás

O trecho a seguir é um fragmento da Declaração de Independência dos Estados Unidos da América.

 

Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens foram criados iguais, foram dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade.


Que a fim de assegurar esses direitos, governos são instituídos entre os homens, derivando seus justos poderes do consentimento dos governados; que, sempre que qualquer forma de governo se torne destrutiva de tais fins, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir novo governo, baseando-o em tais princípios e organizando-lhe os poderes pela forma que lhe pareça mais conveniente para realizar-lhe a segurança e a felicidade.

 

Nós, Por conseguinte, representantes dos Estados Unidos da América, […] publicamos e declaramos solenemente: que estas colônias unidas são e de direito têm de ser Estados livres e independentes, que estão desoneradas de qualquer vassalagem para com a Coroa Britânica, e que todo vínculo político entre elas e a Grã-Bretanha está e deve ficar totalmente dissolvido.

 

 a) A justificativa dos colonos para romper com o domínio britânico se baseia nas ideias iluministas de John Locke. Identifique-as e as transcreva.

 

 b) Apresente a motivação principal dos colonos para o rompimento com a Inglaterra.

PFV É PRA HJ!!!​

Respostas

respondido por: NandaMorris
27

Resposta:

Explicação:

A) John Locke, precursor do Jusnaturalismo (direitos naturais), baseava-se em  "Vida, Propriedade e Liberdade", instaurando-se assim a mentalidade de um estado mínimo (menos imposto, livre mercado, etc) é o ideal para uma sociedade próspera e vida/propriedade para proteger a própria vida e da família.

B) A motivação deu-se por causa dos altos impostos cobrados pela coroa sobre o chá e outras mercadorias.

Espero ter ajudado ;)


brauli: Muito obrigada!
respondido por: Suzi072022
0

a) No texto é possível identificar os ideais liberais de John Locke. Os conceitos de liberdade e de igualdade são encontrados nas obras de Locke, sobretudo no que diz respeito ao direito à propriedade privada.

b) Os colonos romperam com a Inglaterra devido ao aumento dos impostos. Durante boa parte da colonização, as 13 colônias tiveram certa liberdade de desenvolvimento. Em meados do século XVIII, a metrópole quis aumentar o controle, causando a revolta dos americanos.

Independência dos Estados Unidos

Entre 1764 e 1773, novas leis foram aprovadas, aumentando os impostos para os colonos, como em 1764, a Lei do Açúcar; em 1765, a Lei do Selo; em 1773, a Lei do Chá.

A Lei do Chá foi contestada pois dava o monopólio do comércio do produto para a Companhia das Índias Orientais. Em Boston, os colonos vestidos de nativos americanos afundaram os carregamentos de chá, causando muito prejuízo à coroa e à empresa.

Para reprimir o movimento, a Inglaterra promulgou em 1774 as Leis Intoleráveis. Como reação, os colonos organizaram em 1775, o Primeiro Congresso Continental da Filadélfia, consolidando as intenções independentistas.

Em 4 de julho 1776, no Segundo Congresso Continental da Filadélfia, foi declarada a independência. Após uma longa guerra, em 1783, foi assinado o Tratado de Paris, e consolidada a independência dos Estados Unidos.

Sobre a Independência dos Estados Unidos, confira: https://brainly.com.br/tarefa/29427895

#SPJ2

Perguntas similares