Respostas
Resposta:
Descrição
A Navalha de Occam é um princípio lógico e epistemológico que afirma que a explicação para qualquer fenômeno deve pressupor a menor quantidade de premissas possível. ... A Navalha de Occam é um princípio metodológico, e não uma lei que diz o que é verdade e o que não é.
Explicação:
Boa noite!!
a navalha de ockham é um conceito formulado pelo Guilherme de ockham, no final da idade média
Vamos lembrar que no final da idade média, haveria a patrística, com santo Agostinho, e a escolástica com Tomás de Aquino. Veja, era uma época de intensos debates teológicos, de razão, de lógica e afins. Varios conceitos eram formulados sempre justificando a igreja católica e adequando às novas ciências que estão surgindo.
Assim, Guilherme de ockham fundou um princípio de "flatus vocis", ou "palavras que voam", e afirmou que tudo o que a escolástica e a patrística falavam não significava nada de fato. Eram apenas palavras. E então no meio de todos aqueles conceitos e ideias deixados sobre o que fazer ou não fazer, qual decisão se escolheria? Só então vem a Navalha de Ockham, que recomendava: numa infinidade de possibilidades para responder os problemas, escolha a resposta mais simples.
Pode parecer pouco, mas veja, isso é uma grande herança do mundo contemporâneo. Hoje quando vamos no médico, e estamos com tosse, de imediato nos dão uma receita meia boca de qualquer remédio que você já tem em casa e pedem pra você voltar caso piorar. Eles poderiam ir procurar tuberculose, pneumonia. Mas não é a solução mais simples. Assim, é recomendado pela Navalha de Ockham escolher o mais simples, porque é muito provável que esteja certo.
Espero te ajudado!