Alguém poderia me ajudar com essa questão não consigui responde-la.
Explique e dê exemplos da importância da verificação da situação dos ativos e passivos (circulante ou não circulante) em um Balanço Patrimonial.
Respostas
Resposta:
O balanço patrimonial é dividido em ativo, passivo e patrimônio líquido. O ativo e o passivo são subdivididos em circulante e não circulante, de acordo com o ciclo operacional, isto é, se uma conta será realizada/liquidada/exigida dentro do exercício da empresa. A importância da verificação é que pode haver uma mudança na alocação da conta no balanço, com o passar do tempo e o método de avaliação dessas contas tbm pode-se alterar.
Um exemplo, para melhor visualização:
A empresa captou um empréstimo em janeiro/2020 com um prazo de 3 anos. No Balanço deste ano, este empréstimo estará em "passivo não circulante", pois se trata de uma conta em que a liquidação não será dentro deste ciclo operacional (ano 2020). Além disso, será preciso a realização do Ajuste a Valor Presente e acrescentar uma conta redutora de empréstimo, para que os dados reflitam a situação patrimonial da empresa naquele ano.
Em 2022 este mesmo empréstimo será liquidado dentro do exercício financeiro de 2022 e, portanto, será classificado como "passivo circulante". Por estar dentro do exercício, o ajuste a valor presente não será mais necessário nesse caso.