• Matéria: Biologia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

(UERJ 2020) Moléculas de DNA fita-simples do gene da insulina humana foram hibridizadas com segmentos de DNA fita-simples, complementares à sequência do gene da insulina humana, obtidos de quatro outras espécies de mamíferos: W, X, Y e Z. Para determinar a temperatura de desnaturação das moléculas de DNA híbridas produzidas, elas foram aquecidas até o rompimento de todas as suas pontes de hidrogênio. Observe os resultados na tabela:

ESPÉCIES DE MAMÍFEROS // TEMPERATURA DE DESNATURAÇÃO DAS MOLÉCULAS DE DNA HÍBRIDAS (ºC)
W // 30
X // 42
Y // 65
Z // 81
Identifique a espécie mais próxima evolutivamente da espécie humana, justificando sua resposta. Em seguida, nomeie o hormônio produzido pelo pâncreas com efeito antagônico ao da insulina e indique o órgão do corpo humano no qual ele age.

Eu não entendi como utilizaria a temperatura para chegar à espécie mais próxima dos humanos, alguém pode explicar?

Respostas

respondido por: fmcrede
4

Resposta:

Espécie Z

Explicação:

Errei essa questão também quando fiz. A resposta é bem complexa.

Você tem:  Uma fita simples de DNA de Humano + Uma fita simples de DNA de outro mamífero.

Quando estamos falando de fitas de DNA duplas, elas tem ligação entre elas (Adenina e Timina / Guanina e Citosina) que são interagem por ligações de hidrogênio certo? Então a que seria mais próxima do humano, deveria ser a que tivesse uma maior taxa de ligações de hidrogênio.

E ai que entra o raciocínio, quanto mais ligações de hidrogênio eu tenho, mais fica difícil de quebrar e maior a temperatura que eu tenho pra fornecer. Logo a fita híbrida com a espécie Z seria a mais próxima, por ter maior temperatura e logo mais ligações de hidrogênio.


Anônimo: puxa, mto obrigada! eu não consegui enxergar nem olhando o gabarito :/ mas obrigadaaaa
fmcrede: Essa questão é bem complicada de entender. Até porque a gente fica pensando só na nossa temperatura e não nas temperaturas relacionadas as interações entre as fitas.
Perguntas similares