• Matéria: ENEM
  • Autor: gminformaticaa
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia com atenção os textos que seguem e depois responda o que é proposto.

O texto número I é um trecho de nosso livro texto:

I - “Cada um pode olhar para seu passado, recente ou remoto, e tentar listar os momentos, as vivências e situações em que se sentiu culpado, seja na última semana, no último mês ou ano. Poderíamos perguntar se é possível um sujeito saudável psiquicamente olhar para o seu passado e dizer que nunca sentiu algum tipo de culpa. Visto sob esse ângulo, a culpa parece fazer parte da dimensão humana, sendo uma questão inclusive civilizatória, que nos permite viver em coletividade, abarcando a dimensão da alteridade, ou seja, a capacidade de nos colocar no lugar do outro na relação interpessoal.”

O texto número II é um trecho de um blog intitulado “Café com Jung”, que aborda as visões e pensamentos do famoso teórico da Psicologia Carl Gustav Jung. O trecho trata do assunto de nosso capítulo cinco:

II - “A culpa é um sentimento básico da humanidade. Um sentimento denso, pesado e tóxico, que pode se manifestar de duas formas: uma é projetando nossos infortúnios em algum bode expiatório, ou é se voltando contra nós mesmos. A culpa é uma frustração causada pela distância entre o que não fomos e uma imagem criada pelo ego daquilo que achamos que deveríamos ter sido. Ela aprisiona o indivíduo, que se mantém voltado para o passado e a um papel de vítima dos outros e das circunstâncias. E ficar preso dessa forma significa nunca progredir, mantendo-se atados a sentimentos de raiva, angústia e vingança, chegando até a depressão.”

O texto número III é um trecho do artigo “Perdoar faz bem à saúde: influências do perdão sobre saúde e doença”, escrito pela equipe do cardiologista Dr. Fernando Lucchese.

III – “Nos últimos anos, houve um grande aumento da popularidade da chamada psicologia positiva. Esse movimento utiliza uma linguagem própria e foca em promover emoções positivas, como a esperança, gratidão, bem-estar e felicidade. Assim o perdão se enquadrou perfeitamente dentro dessa disciplina, e a pesquisa na área identificou efeitos múltiplos do perdão – emocionais, cognitivos, fisiológicos, psicológicos e espirituais. O consenso é de que o perdão pode beneficiar as pessoas de duas formas: agindo sobre os efeitos danosos do estresse e das emoções negativas; e ampliando suas possibilidades de comportamento, ajudando a construir estratégias adaptativas” (PONTES; RÖSLER; LUCCHESE. Perdoar faz bem à saúde: influências do perdão sobre saúde e doença. In: WONDRACEK; BRÍGIDO; HERBES; HEIMANN. Perdão, onde saúde e espiritualidade se encontram. São Leopoldo, Sinodal/EST, 2016. p.11-26, p.11)

A partir da leitura dos três textos acima é possível afirmar que:

( ) O texto I indica que a culpa, além de ser um fenômeno existencial, possui elementos positivos e necessários para uma vida relacional e em coletividade. Já o texto II enfatiza os aspectos negativos da culpa e o consequente processo de adoecimento da pessoa que se sente culpada. O texto III mostra a importância de incentivarmos uma cultura do perdão, sinalizando para os efeitos benéficos dela para a saúde e bem-estar integral do ser humano.

( ) A culpa, de acordo com os textos supracitados, sempre será um fenômeno prejudicial aos indivíduos, não possuindo, em si mesma ou em suas consequências, qualquer valor positivo, somente causando descontrole, adoecimento e desordens psíquicas e sociais ao ser humano, o que se alinha com o que está disposto no livro texto.

( ) O texto I afirma que indivíduos saudáveis psiquicamente normalmente irão demonstrar alguma forma de sentimento de culpa em sua vida. Porém, isso é refutado pelo texto II, que afirma que somente pessoas doentes psíquica e mentalmente, como as depressivas, sociopatas e psicopatas é que podem desenvolver ou viver um sentimento de culpa. O perdão, como diz o texto III, confirma a necessidade de se suprimir qualquer tipo de culpa existente no ser humano.

( ) Os três textos supracitados no enunciado, mesmo que estejam alinhados com os conteúdos desenvolvidos no capítulo cinco do livro texto, são contraditórios entre si. Não há como compatibilizar, em termos conceituais, o que afirmam os três textos, o que demonstra a total subjetividade do assunto. Por esse motivo, da falta de cientificidade, o tema precisa ficar circunscrito ao âmbito religioso ou espiritual.

( ) O texto III é uma prova inequívoca de que tudo o que envolve o sentimento de culpa é nocivo ao ser humano. O estresse e as emoções negativas advindas do sentimento de culpa nos permitem afirmar, conforme ratifica os conteúdos desenvolvidos no capítulo cinco do livro texto, que a saudabilidade psíquica, emocional, espiritual, física e cognitiva exige a supressão de qualquer elemento que possa ser gerador de culpa, seja ele social, cultural, moral ou religioso.


????

Respostas

respondido por: suzypietra
6

Resposta:

tambem quero essa resposta entre outras .

Explicação:

respondido por: Stefhannyvm
5

Qual a resposta?

precio saber quais afirmativas

Perguntas similares