De que forma os ricos podem fazer política sem necessariamente se filiam ou criar novos partidos políticos?
Respostas
Resposta:
A resposta está na politica da Roma antiga.
Explicação:
Numa época onde os mecanismos de coerção social eram mais afastados das questões sociais como era o caso da antiga Roma, as classes menos abastadas dependiam da representatividade de seu "nobre" para defender seus interesses na ágora. Para isso ele deveria dar prestigio ao nobre. Geralmente isso se traduzia em acompanhar esse nobre, ouvir e defender seus discursos fazendo com esse discurso se fortalecer. Em troca o nobre daria por exemplo comida para quem o seguisse e prestigiasse.
Outra forma eram as obras publicas que não utilizavam as verbas publicas: eram um "oferecimento" de algum nobre. Assim o povo faria a campanha das IDEIAS do nobre pois ele havia se mostrado um "bom samaritano" preocupado com bem estar do povo.
Aqui na cidade onde eu moro (Viradouro-SP) isso ainda é feito. Famílias mais ricas "oferecem" por exemplo bancos de concreto nas praças e pintam seus nomes, frequentemente meu patrão é procurado por gente que precisa de medicamento etc.
Ele também ajuda em ONGs de proteção aos animais de rua e tal. Com isso ele ganha prestígio e seu prestigio lhe confere poder politico, que ele pode usar nas mais diferentes estratégias, seja através de discursos nas ONGs ou como moeda de troca (meu apoio político em troca de lei tal etc...).
Mas em essência acho que é isso.