A respeito do governo Vargas no período de 1951 a 1954, leia o texto a seguir.
Em 1949, na hora do lançamento oficial das candidaturas presidenciais para as eleições de 1950, Vargas estava pronto. Ele já havia reajustado os pontos principais de seu velho projeto nacionalista e industrializante ao novo contexto internacional, e destacara duas bases: desenvolvimento e bem-estar social. [...] o argumento de combate à inflação e à alta do custo de vida reforçava sua identificação com setores mais atingidos pela política econômica do governo Dutra, ao mesmo tempo que conseguia sensibilizar os empresários com um programa de amparo à industrialização, dando prioridade à indústria de base. Vargas estava com 67 anos, tinha pressa e pretendia regressar ao Catete pelo voto popular – “nos braços do povo”. [...]
No dia 31 de janeiro de 1951, ele subiu novamente as escadas do Palácio do Catete, dessa vez na condição de presidente eleito pelo voto direto da população.
SCHWARCZ, Lília Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 400-401.
De acordo com o texto e os seus conhecimentos a respeito desse período do governo Vargas, assinale as afirmativas corretas:
A)
A vitória de Vargas nas eleições presidenciais esteve vinculada a atitudes populistas de seu mandato anterior, como assistência aos trabalhadores e aos desfavorecidos.
B)
Durante a campanha eleitoral, Vargas anunciava seu interesse em desenvolver a indústria nacional e em diminuir a dependência do capital estrangeiro.
C)
A base político-econômica de Vargas defendia especialmente a indústria de base como fundamental para o desenvolvimento econômico e a nacionalização de empresas no país.
D)
Para manter-se “nos braços do povo”, Vargas permitiu a forte atuação dos sindicatos, que se organizaram em greves a fim de protestar contra a União Democrática Nacional (UDN) e a ação de grupos internacionais no país.
E)
Em sua campanha eleitoral, Vargas preocupava-se em buscar aliados e manter grupos sociais antagônicos satisfeitos, mesmo que as promessas a um deles afetassem os interesses dos outros grupos.
Respostas
respondido por:
14
Letra : a respeito desse período do governo Vargas, conclui-se que a vitória de Vargas nas eleições presidenciais esteve vinculada a atitudes populistas de seu mandato anterior, como assistência aos trabalhadores e aos desfavorecidos.
Podemos concluir que Getúlio vargas se manteve no poder por 15 anos por meio, inicialmente, do poder militar aplicado durante seu Golpe, que resultou na criação do Estado Novo.
Além disso, um dos pilares que mantinham Getúlio Vargas no poder por tanto tempo era o seu apoio popular, ou seja, por meio de um governo populista e que concedeu direitos a grande parte dos trabalhadores,
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás