• Matéria: Sociologia
  • Autor: daypereira25
  • Perguntado 7 anos atrás

o que Platão pensava sobre uma cidade ideal​

Respostas

respondido por: willyRodrigues
3

Resposta:

Ele dizia que a forma correta de governo deveria se espelhar na alma e no ser humano. Como no corpo humano, a cabeça é que governa, na cidade ideal, caberia àqueles dotados da razão, os filósofos, o dever de governar a cidade. ... Platão dizia que era importante que toda a cidade fosse feliz.

respondido por: Yrelle
1

Resposta:

Para ele haveria a tão sonhada justiça, essa cidade era fundamentada na divisão do trabalho. Para Platão, uma cidade justa só poderia existir se cada homem cumprisse com suas funções. Para isso, ele dividiu os homens em três classes diferentes: a primeira delas seria a dos artesãos. Esses se dedicariam à produção de bens materiais; a segunda seria a classe dos guerreiros, que seriam responsáveis por defender a cidade de possíveis males; a terceira era a dos filósofos, que deveriam dirigir a cidade e zelar pela obediência das leis.

Na cidade ideal de Platão, os indivíduo poderiam se renunciar em prol da sociedade. O egocentrismo seria inaceitável, sendo o altruísmo necessário para a existência da justiça. Por isso era necessário que todas as classes cumprissem suas funções de maneira correta, pois só assim seria possível uma igualdade para todos os cidadãos da cidade.

Perguntas similares