Preciso das respostas para um trabalho para hj
•oq é doping
•Categoria das substâncias dopantes
•Tipos de doping
Respostas
Resposta:
Doping é caracterizado pelo uso de substâncias que podem alterar a resposta do corpo frente a um estímulo. Na maior parte dos casos, o doping é realizado por pessoas que pretendem potencializar seu rendimento, força, agilidade ou até mesmo perda de peso.
A maior parte de pessoas que buscam o doping são atletas de alto rendimento, mas não é incomum vermos pessoas em academias utilizando dessas substâncias. Em geral, o doping é realizado na busca por potencializar ganhos que para aquele indivíduo, fisiologicamente já foi atingido em seu máximo, como aumentar força, tolerância à fadiga, aumentar a velocidade de recuperação de lesão tecidual gerada pelo exercício, entre outros.
Evidências sugerem que essa problemática não é recente. Em relação aos atletas, alguns relatos elucidam a utilização de substâncias, para aumento performático, desde 2.700 a.C. Nesse caso, ocorrido na China (dinastia Chen), os imperadores utilizavam plantas com altas doses de efedrina para dar ânimo e coragem à seus lutadores.
Para os frequentadores de academias, a utilização de drogas tem como intuito central a melhoria da estética, sendo que em meados de 1960, com o aumento do culto ao corpo (fisiculturismo) essa prática tornou-se mais prevalente. Com o crescimento dos "cuidados" com o corpo nos anos subsequentes, cresceu também a procura e a venda ilegal dessas substâncias.
Muitas substâncias geram alto risco para a saúde dos atletas e frequentadores de academia, pois pode potencializar a proliferação de células cancerígenas, sobrecarga cardiovascular, sobrecarga hepática (já que grande parte das substâncias são metabolizadas por esse órgão), alteração dos níveis de colesterol, além do aumento de acne, pelos, alteração da voz e tamanho de ossos.
Estimulantes: pseudoefedrina, efedrina,anfetamina etc.
Narcóticos: morfina, codeína, propoxifeno etc.
Agentes anabolizantes: testosterona, nandrolona, estanozolol etc.
Diuréticos: hidroclorotiazínicos, furosemida etc.
Pré-competitivo: hormona de crescimento e esteroides anabolizantes;
Durante a competição: doping calmante, doping analgésico, doping estimulante;
Pós-competitivo: diuréticos; Doping sanguíneo
Explicação: