Sabendo que a degradação ambiental do planeta tem sua origem na atividade humana, basicamente, na atividade econômica do capitalismo global, quais as possibilidades de mudarmos esse quadro contraditório, buscando a preservação da vida?
Respostas
Hoje a degradação ambiental é um dos maiores desafios que a sociedade tem tendo em vista que ele coloca em risco o futuro das próximas gerações.
Nesse sentido, é possível ter desenvolvimento econômico respeitante a natureza basante para isso que seja feito uma desenvolvimento sustentável.
Veja que para isso é necessários que as empresas e a sociedade civil adote medidas como reciclagem, descarte correto do lixo, não poluição de águas e terras, etc.
espero ter ajudado!
Resposta:
Homem, Cultura e Sociedade
Temática “Startup sustentável: um caso de empreendedorismo verde”
Embora se recusem a olhar além do que parece ser a raiz do mal-estar, eles argumentam que a superpopulação combinada com atividade industrial desenfreada leva a desastres ambientais, como aquecimento global, mudança climática, deposição de ácidos, degradação do solo, poluição do ar e da água.
Muitas vezes se pensa que a sustentabilidade está relacionada ao ambientalismo, e o capitalismo sustentável aplica princípios sustentáveis à governança econômica e aos aspectos sociais do capitalismo também. A importância do capitalismo sustentável foi reconhecida mais recentemente, mas o conceito não é novo.
No capitalismo, os proprietários controlam os fatores de produção e dele derivam sua renda. O capitalismo incentiva as pessoas a maximizar a quantidade de dinheiro que ganham através da competição. A competição é a força motriz da inovação, pois os indivíduos criam maneiras de realizar tarefas com mais eficiência.
Os capitalistas não desperdiçam energia investindo em capital social. O capitalismo tende inevitavelmente à entropia social. Sem capital, uma economia perde sua capacidade de produzir; tende à entropia econômica. As economias capitalistas de hoje simplesmente não são sustentáveis.
O aquecimento global é uma das expressões mais devastadoras da natureza destrutiva do sistema capitalista em relação ao meio ambiente. Mas não é o único. O capitalismo também leva à poluição do ar e da água, à degradação do solo, ao desmatamento e à destruição da biodiversidade.
Contudo, hoje seguimos em um novo rumo, um novo caminho para o empreendedorismo verde, o que poderíamos até dizer, uma forma de “capitalismo verde”, o que quero dizer, continuar girando a economia, mas de uma forma sustentável que não agrida o meio ambiente. E é o que todos estão tentando fazer.