A semana revolucionária
Nada de postiço, meloso, artificial, arrevesado, precioso: queremos escrever com sangue — que é humanidade; com eletricidade — que é movimento, expressão dinâmica do século; violência — que é energia bandeirante. Assim nascerá uma arte genuinamente brasileira, filha do céu e da terra, do Homem e do mistério.
[omissis]. A semana revolucionária: conferências, artigos e crônicas sobre a Semana de arte moderna e as principais figuras do Movimento modernista no Brasil. 1. ed. Pontes, 1992. p.21.
A Semana de Arte Moderna aconteceu em São Paulo no Teatro Municipal em 1922. E o propósito era apresentar algo totalmente inovador e que fosse contra a poesia parnasiana que praticamente já havia se esvaziado com o Pré-Modernismo. Foram proferidos discursos e recitais de poesias, assim como a exposição de obras de arte. O objetivo seria a ruptura com o passado e a inovação do presente. O discurso em tom de manifesto e com o objetivo de chocar as pessoas foi proferido por
(A)
Oswald de Andrade.
(B)
Di Cavalcanti.
(C)
Menotti Del Picchia.
(D)
Mário de Andrade.
(E)
Graça Aranha.
Respostas
respondido por:
3
O discurso em tom de manifesto e com o objetivo de chocar as pessoas foi proferido por alternativa (C) Menotti Del Picchia.
A semana do dia 22 foi um dos principais eventos da História da Arte em nosso país, pois os artistas lutaram contra a cultura daquele período, onde havia muitas obras importadas. Lutaram a favor de uma arte verdadeiramente do povo brasileiro.
O poeta paulista Menotti Del Picchia mencionou o trecho ' nada de postiço...' e falou pregou a liberdade para romper a tradição literária e fazer algo que de fato fosse autêntico, nacional.
Bons estudos!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás