2 e) Quais as formas de resistência e estratégias
para preservar aa práticas culturais após a
abolição cite pelo menos cinco e explique
Respostas
respondido por:
20
No Brasil a população negra, de origem africana, foi por muito tempo explorada. Escravizados, foram submetidos a tratamentos desumanos, que violam sua dignidade e os rebaixam a meros objetos de uso do senhor dos escravos.
No entanto, mesmo durante o período de opressão e escravidão, eles lutaram bravamente por sua liberdade e por sua dignidade. Mantiveram vivas práticas culturais e organizaram revoltas, além de fugas que resultaram, por vezes, na formação de quilombos.
- Criação de comunidades: por conta do modo pelo qual foram "libertos", acabaram sendo forçados a ocupar, todos eles, locais periféricos. Isso, no entanto, revelou uma grande força da comunidade.
- Criação de associações: as associações comunitárias, portanto, derivadas das comunidades, passaram a estabelecer certos critérios organizacionais que permitiram o desenvolvimento de estruturas mais sólidas na busca pela preservação cultural;
- Organização política: o campo político foi importante, e permitiu o desenvolvimento cultural por meio da garantia legal do respeito às suas tradições.
- Formação de mídias alternativas: jornais e folhetos produzidos por estes grupos garantiram a propagação de sua cultura para campos antes pouco sabidos de sua existência;
- Força da união: assim, como se vê, a principal estratégia se deu pela união dos indivíduos em organizações coletivas, que manteve viva a cultura africana.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás