(UECE) O intemperismo é definido como o conjunto de processos que ocasionam a desagregação e a decomposição das rochas e dos minerais, motivados pela ação dos agentes atmosféricos e biológicos. Tomando por base a definição de intemperismo, assinale a afirmação INCORRETA.
a) Nos climas quentes e úmidos, predomina a desagregação mecânica das rochas; nos climas secos e frios, predomina a decomposição química.
b) Nos climas secos ou desérticos, a desagregação das rochas é motivada pelas altas amplitudes térmicas que provocam a dilatação e a contração dos minerais.
c) Os fatores de decomposição química são a água, os agentes biológicos e seus produtos orgânicos.
d) Quando o manto de intemperismo é submetido à influência dos seres vivos, criam-se condições para a formação de solos.
Respostas
Resposta:
c) Nos climas secos e frios, predomina a desagregação mecânica das rochas; nos climas quentes e úmidos, predomina a decomposição química.
Explicação:
Um dos mais importantes agentes exógenos modeladores do relevo, processos que modificam a estrutura externa da litosfera terrestre, é o intemperismo. Classificado em três grupos, como químico, físico e biológico, o primeiro se relaciona com a desagregação e modificação química das rochas, ou seja, sua mineralogia, graças à ação da água, principalmente advinda do regime pluviométrico, fenômeno incidente em zonas tropicais. O segundo tipo, sendo o físico, é caracterizado pela quebra das rochas, através das oscilações de pressão e temperatura, logo, ocorre, acentuadamente, em zonas desérticas. Por último, o intemperismo biológico proporciona a transformação das rochas, realizada pelos seres vivos, como as minhocas, bactérias, e as plantas.