Respostas
Resposta:
Formas de representação da superfície terrestre. Em Geografia, utiliza-se diferentes formas de representação da superfície terrestre, tais como: os globos, os mapas e os planisférios. O globo é uma representação em escala reduzida do planeta terra.
A Terra é considerada um planeta telúrico e possui sua estrutura interna dividida em: crosta terrestre, manto e núcleo. Além da estrutura externa, há também a interna que corresponde à litosfera, hidrosfera, biosfera e atmosfera, que são o que oferece as condições favoráveis para a existência de vida aqui.
O formato da Terra, assim como de todos os planetas, tende a ser esférico por conta de seu centro gravitacional.
Entretanto, rigorosamente, o planeta não é perfeitamente esférico, aproxima-se seu formato é chamado de geoide. O geoide é uma aproximação matemática criada pela impossibilidade de calcular a superfície terrestre por conta de sua irregularidade.
A superfície terrestre varia entre os cerca de 8850 metros de altura do pico do Monte Everest e os 11000 metros negativos da Fossa das Marianas no Oceano Pacífico.
Outro fator que contraria uma condição esférica da Terra é o ligeiro achatamento de seus polos, ocasionados por três fatores:
Movimento de rotação que desloca a massa para o Equador Terrestre.
Efeito da lua que atua sobre as marés, mas também sobre a matéria sólida do planeta.
Efeito do centro gravitacional do planeta, que exerce uma força maior sobre os polos achatados.
Explicação: