• Matéria: ENEM
  • Autor: mpkavolt00
  • Perguntado 6 anos atrás

Leia o excerto que segue, o qual foi extraído do artigo “A Ciência da Fé,” publicado no site da revista Super Interessante em 31/10/2016.

“Como você professa sua fé?”, pergunta o médico Paulo de Tarso Lima a seus pacientes na primeira consulta. Conversar sobre isso virou rotina no setor de oncologia em um dos mais conceituados hospitais do Brasil, o Albert Einstein, em São Paulo, onde Lima é coordenador do Serviço de Medicina Integrativa. Se o doente vai à missa, ele anota na receita: aumentar a frequência aos cultos. Se deseja a visita de um padre, rabino ou pastor, o hospital manda chamar. Se quiser meditar, professores de ioga são convocados. No hospital, a fé é uma arma no tratamento de doenças graves...
Hoje, as principais faculdades de medicina americanas dedicam uma disciplina exclusiva ao assunto. E, na última década, uma série de estudos mostrou que os benefícios da fé à saúde têm embasamento científico. Devotos vivem mais e são mais felizes que a média da população. Após o diagnóstico de uma doença, apresentam níveis menores de estresse e menos inflamações. “O paciente com fé tem mais recursos internos para lidar com a doença”, diz Paulo Lima. Fé tem uma participação especial no que médicos e terapeutas chamam de coping: a capacidade humana de superar adversidades. “Não posso prescrever bem-estar, mas posso estimular que o paciente vá em busca de serenidade para encarar um momento difícil”, explica o médico. É por isso que mais profissionais têm defendido essa relação. “Atender às necessidades espirituais tem de ser, sim, tarefa do médico”, defende o cirurgião cardíaco Fernando Lucchese, que está escrevendo o livro A Revolução Espiritual com o psiquiatra americano Harold Koenig, autoridade no assunto.

A partir do texto, avalie as assertivas abaixo:

I. Em diferentes países do mundo, é possível encontrar práticas médicas e pesquisas científicas que reconhecem o valor da fé na recuperação de pacientes que se tratam dos mais diversos males.
II. Em seu aspecto subjetivo, a fé traz para o crente diversos recursos cognitivos, psicológicos e emocionais que o ajudam a lidar com as adversidades trazidas pela doença, contribuindo em sua recuperação.
III. As percepções dos médicos que valorizam a relação entre saúde e fé podem ser percebidas no mundo acadêmico, seja na formação dos profissionais da área da saúde ou na publicação de obras que versam sobre o assunto.

É correto o que se afirma em:


A- Apenas em I e II
B- Apenas em I e III
C- Em I, II e III
D- Apenas em II e III
E- Nenhuma das assertivas

Respostas

respondido por: pequenadebby
1

Resposta:

Letra C

Explicação:

A Fé é uma forma de se sentir protegido, de saber que vai ficar tudo bem, o crente tem mais facilidade em lidar com os males da vida por crer que algo de melhor virá.

A Ciência hoje vem reconhecendo os bens que a Fé trás.

Perguntas similares