Respostas
Boa noite, Bianca!
Leite é a base da dieta de todo mamífero após o nascimento, pois além de ser rico em gorduras, vitaminas, proteínas, minerais, anticorpos e lactose (açúcar do leite); é um alimento de fácil absorção enquanto o sistema digestivo é pequeno e imaturo.
Desde que o humano começou a se fixar e povoar locais, as pessoas percebiam que animais leiteiros comiam coisa irrelevantes para eles e produziam leite, podendo assim alimentar-se dele ou transformá-lo em uma comida nutritiva e gostosa. Obviamente que em momentos difíceis, como escassez de alimento, isso fazia uma enorme diferença, então os grupos que consumiam leite tinham uma vantagem. E através da seleção natural, houve uma mudança nos genes das comunidades que consumiam muito dele.
Obviamente a mudança citada está relacionada à produção da enzima lactase, a qual ajuda na quebra do açúcar do leite, lactose, e na digestão do mesmo.
Basicamente, dependendo da quantidade de leite que os seus ancestrais tomavam eles foram se adaptando mais ao alimento.
Normalmente as pessoas vão perdendo a capacidade de produzir lactase enquanto envelhecem, mas isso é varia bastante de região e da sua árvore genealógica.