• Matéria: Sociologia
  • Autor: Adonizedeque
  • Perguntado 6 anos atrás

O que é o Socialismo? Qual a sua opinião acerca do tema em questão?

Respostas

respondido por: analuisa3007
1
o socialismo faz parte das filosofias trabalhistas surgidas no século 19 que pregavam o fim da propriedade privada e a coletivização dos meios
respondido por: tr413166
1

Resposta:

O que é:

O socialismo é um sistema político e econômico baseado na igualdade. Por isso, o socialismo propõe a distribuição igualitária de renda, extinção da propriedade privada, socialização dos meios de produção, economia planificada e, além disso, a tomada do poder por parte do proletariado. Portanto, o socialismo visa uma sociedade sem classes no qual todas as pessoas possam ter benefícios cujos bens e propriedades passam a ser de todos a fim de acabar com as grandes diferenças econômicas entre os indivíduos, ou seja, a divisão entre pobres e ricos.

Minha opinião:

Minha opinião sobre isso é: que é um movimento que acontece economicamente e politicamente sobre a igualdade social

Isso é uma coisa boa por que todos têm que ter o mesmo direto sendo rico ou pobre, não pode favorecer os ricos por exemplo e deixar os pobres por que não tem dinheiro

eles tem que ser tratado de uma forma justa e que os dois lados concordem...

Espero ter te ajudo


tr413166: Depois de muitas tentativas e lutas, o Cartismo foi se dissolvendo até chegar ao fim. Porém, o espírito do movimento não se perdeu e ganhou maior presença política depois de um tempo, fazendo com que algumas leis trabalhistas fossem criadas.
tr413166: Trade-Unions 
Os operários chegaram à conclusão de que a união era fundamental para se contrapor ao poder burguês, então criararam os “trade-unions”, associações formadas pelos operários, mas que possuiam uma evolução muito lenta nas reinvidicações que faziam. Porém, evoluíram e formaram os sindicatos, que eram sistemas de organização que defendiam seus direitos, eram os focos de resistência à expolaração capitalista. Mas diferente dos sindicatos de hoje, tinham muita dificuldade de atuação.
tr413166: A burguesia via um grande perigo nessas associações e os sindicatos eram ameaçados pela violência. Portanto, as reuniões tinham que ser secretas, não havendo sedes sindicais. Mas aos poucos foram se organizando e realizando greves e protestos. E os proprietários levavam prejuízo, pois não tinha quem trabalhasse durante as manifestações.
tr413166: Em 1824, diante de todo esse crescimento das lutas operárias, a Inglaterra acabou aprovando a primeira lei, que permitiu a organização sindical dos trabalhadores. Depois dessa conquista, o sindicalismo se fortaleceu ainda mais.
tr413166: A partir desse momento, começaram a surgir organizações de federações que unificavam várias categorias dos trabalhadores e em 1830 foi fundada a primeira entidade geral dos operários ingleses. Chegou a ter cerca de 100 mil membros.
Adonizedeque: obrigado pela resposta
tr413166: Por nada
tr413166: tinha mais...
tr413166: Mais acho que isso tá de bom tamanho
tr413166: Se é que me entende
Perguntas similares