Respostas
Resposta:
Para que houvesse a ampla participação popular primeiro, deveriam acabar com todos os critérios que excluíam a maior parte da população, como os critérios de educação (apenas os alfabetizados podiam votar, o que excluía a maior parte dos pobres) e o de gênero (apenas homens votavam).
Feito isto, o que permitiria participação legal ampla, seria necessário fortalecer seriamente os serviços básicos de educação e reformar as bases econômicas do país, de modo que todos tivessem capacidade técnica de compreender os problemas políticos e propor soluções, além de condição econômica de fazê-lo sem maiores problemas.
Espero ter ajudado ❤
Na Constituição de 1892 , para garantir a ampla participação popular, deveria haver direito do sufrágio a todos os cidadãos, sem distinção de classe social e gênero.
Os critérios imposto pela constituição excluíam grande parte da população brasileira e assegurava privilégios a elite. Segundo a carta política, apenas os alfabetizados tinham direito a voto e o voto era aberto, escritos em papeis e depositados em urnas.
Esses critérios corrobora para a manipulação e a ascensão da elite, uma vez que apenas os ricos tinham poder aquisitivo para estudar e possuíam um poder em cima dos trabalhadores, obrigando-os a votar naquele que traria vantagens pessoais.
Além dos critérios educacionais, havia o critério de gênero, apenas homens podiam exercer o direito a cidadania, excluindo mulheres.
Para mais informações, acesse:
Principais características da Constituição de 1891: https://brainly.com.br/tarefa/42748902