Conforme Aucouturier (2007), o prazer é um conceito fundador no desenvolvimento infantil, abre a criança ao mundo, por outro lado, o desprazer o afasta, o fecha para si mesmo. Para as crianças, as atividades que se relacionam com esse prazer referem-se ao brincar.
AUCOUTURIER, B. O método Aucouturier: fantasmas de ação e prática psicomotora. Aparecida: Idéias & Letras, 2007.
Considerando a compreensão do brincar e sua importância ao desenvolvimento da criança, avalie as afirmativas a seguir e considere (V) para verdadeiro e (F) para falso.
I. O brincar espontâneo favorece a organização da corporeidade e do psiquismo.
II. A psicomotricidade é composta por atividades significativas e ricas de simbolismo.
III. As crianças correspondem melhor às suas necessidades quando expostas a exercícios repetitivos e enfadonhos.
IV. É por meio do brincar que a criança terá oportunidade de aprender conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais nas mais diversas áreas do conhecimento.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, V, V, V.
Alternativa 2:
V, V, F, V.
Alternativa 3:
F, F, V, V.
Alternativa 4:
F, V, V, F.
Alternativa 5:
V, F, V, F.
Respostas
Resposta:
Alternativa 2 VVFV
Explicação:
Pg 42 do livro:
"Portanto, exercícios repetidos e enfadonhos não correspondem à necessidade infantil. A Psicomotricidade não trata com exercícios motores que nos pareçam bonitos ao olhar externo, e sim, com atividades significantes e ricas de simbolismo, ajudando a criança a descobrir-se e descobrir o mundo à sua volta. Do mais simples ao mais complexo e do mais natural ao mais elaborado e coordenado.
Podemos pensar que o brincar espontâneo é o mais importante na infância, e é esse exercício o mais interessante. Seria então o “exercício do desejo”, ou seja, aqueles movimentos que favorecem a organização psíquica, auxiliando na solução de questões pertinentes à etapa de estruturação da criança, e por consequência levando à organização da corporeidade e do psiquismo."
"Ao brincar, a criança tem a possibilidade de conhecer seu próprio corpo, o espaço físico e social, as pessoas com as quais ela convive, conquistando a autonomia e construindo sua identidade. Terá oportunidade de aprender conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais nas mais diversas áreas do conhecimento e poderá desenvolver as linguagens oral, escrita, musical, plástica e a matemática."
A brincadeira representa um elemento fundamental para as crianças, sendo agente mandatório em seu desenvolvimento, de forma que estimula a corporeidade, psiquismo e psicomotricidade (Alternativa 2: V, V, F, V.)
Importância da Brincadeira para as Crianças
As brincadeiras compreendem atividades lúdicas que também apresentam propostas cognitivas.
Estas propostas dizem respeito ao estímulo da corporeidade, ou seja, reconhecimento do corpo como imagem. Além disso, estimulam a psicomotricidade e psiquismo, agentes fundamentais no desenvolvimento integral.
Mais sobre brincadeira e crianças: brainly.com.br/tarefa/37258355