Na teoria histórico-cultural o professor deve ser capaz de mediar o processo de ensino-aprendizagem de modo que o aluno consiga ir além dos conhecimentos do cotidiano, apresentando concepções científicas do mundo e de uma cultura socialmente mais elaborada. A partir dessas bases conceituais, é correto o professor Pedro trabalhar nas aulas de arte com datas comemorativas e desenho livre? Qual papel do professor de arte diante da abordagem histórico-cultural?
Respostas
Para que o professor consiga mediar processo de ensino-aprendizagem indo além dos conhecimentos do cotidiano, ele certamente pode trabalhar nas aulas de arte com datas comemorativas e desenho livre, pois ele estabelece uma data importante desde o ponto de vista histórico e apresenta as concepções teoricas e científicas, para que logo os alunos possam usar a criatividade e representá-las através da arte.
O papel do professor de arte diante da abordagem histórico-cultural é criar processos de qualidade de vida no contexto de uma escola em que haja envolvimento do professor e dos alunos.
A arte na educación também é uma maneira de vincular desde a aportação que se faz em cada história individual para, logo, criar pontes na construição do sentido do comunitario.