Existem inúmeras vias que influem diretamente na consolidação de memórias, sendo inicialmente as vias provenientes da amígdala e o córtex entorrinal que alimentam o hipocampo intensamente com neurotransmissores, levando essa região neurológica a um estado de alerta, ansiedade ou de estresse. Logo em seguida, uma avaliação afetiva e os estados de humor serão acionados, ativando e regulando a aquisição dessa nova experiência, seja pela evocação de memórias antigas ou de situações jamais vivenciadas pelo indivíduo. Desse modo, os eventos moleculares ocorrem em nosso sistema nervoso simultaneamente modulando e determinando a construção de novas memórias.
LENT, R. Neurociência da Mente ao Comportamento. [Reimpr.]. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.
De acordo com os conhecimentos sobre formação de memórias, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As memórias, sejam elas de curta ou longa duração, necessitam inicialmente de intensidade da atenção, o que possibilita memorizar sem receber estímulos ambientais, basta apenas educar a atenção.
Alternativa 2:
Durante a formação de memórias, os estímulos sensoriais que não recebem atenção, geram perda da informação e pequenas mudanças neurológicas para a formação de memórias acontecer, em especial nas memórias de curta duração.
Alternativa 3:
A formação de memórias depende inicialmente da recepção de estímulos provenientes do meio externo, essas informações sensitivas chegam ao encéfalo e dependem a partir deste momento de atenção para que seja possível sequenciar o processo.
Alternativa 4:
A formação de memórias está relacionada a receptividade das informações captadas pelos órgãos dos sentidos como tato, paladar, olfação, visão e audição. Após essa recepção sensorial, memórias serão formadas independentemente de outras variáveis.
Alternativa 5:
O processo sequencial de armazenamento de informações é multifatorial e depende especialmente dos estímulos externos recebidos e a intensidade da atenção, permitindo a consolidação de memórias até mesmo em áreas disfuncionais ou com presença de lesões encefálicas.
Respostas
respondido por:
9
Resposta:
C - A formação de memórias depende inicialmente da recepção de estímulos provenientes do meio externo, essas informações sensitivas chegam ao encéfalo e dependem a partir deste momento de atenção para que seja possível sequenciar o processo.
Explicação:
Página 64 do livro.
respondido por:
3
Resposta: Alternativa 3: A formação de memórias depende inicialmente da recepção de estímulos provenientes do meio externo, essas informações sensitivas chegam ao encéfalo e dependem a partir deste momento de atenção para que seja possível sequenciar o processo.
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás