Pesquise e responda:
Escreva sobre os 10 países com o ar mais poluído do mundo, falando nome e as causas dessa poluição.
Isso e pra amanhã (No caso Hoje)
E é Biologia
Botei Ed.física sem quere
Respostas
Resposta:
Horizonte cinza
Mongólia
Botsuana
Paquistão
Senegal
Arábia Saudita
Egito
Emirados Árabes
Irã
Nigéria
Explicação:
Horizonte cinza: Falta de ar, coriza, irritação na garganta, ardência nos olhos. A lista de problemas de saúde causados pela exposição diária à poluição nos grandes centros urbanos não para aí, e em casos mais graves, pode levar até a morte. Basta olhar para a imagem ao lado para ter ideia do sufoco que é viver sob uma massa espessa de fuligem liberada por indústrias e veículos. Segundo levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição do ar mata cerca de dois milhões de pessoas por ano no mundo.
Mongólia: Fronteiriça à Rússia, a Mongólia vive um paradoxo: ao mesmo tempo que é conhecida mundialmente como “A Terra do Céu Azul” também carrega o inglório título de país com o ar mais poluído do mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a concentração na atmosfera das partículas inaláveis de poeira, chamadas de PM10, chega a 279 microgramas por metro cúbico (ug/m3), nível quase 14 vezes superior à média mundial considerada sem risco à saúde pela OMS, de 20 ug/m3.
Botsuana: Este país africano medianamente industrializado ocupa uma zona árida, que tem ao sudoeste o deserto do Kalahari. Durantes verões intensos, as queimadas na vegetação são um problema comum; já nos meses secos de inverno, a atmosfera escurece com a poeira em suspensão.
Paquistão: Trânsito caótico e gente com máscara no rosto para se proteger da densa massa de poeira no ar são marcas do Paquistão, o terceiro país com a pior qualidade atmosférica do mundo, segundo a OMS.
Senegal: No Senegal, como em outros países desta lista, o rápido desenvolvimento econômico na últimas décadas não veio acompanhado de um planejamento urbano adequado. É comum em comunidades rurais o uso de carvão e lenha, que liberam no ar fuligem com monóxido de carbono e compostos de enxofre.
Arábia Saudita: O maior exportador de petróleo do mundo, com um quinto das reservas mundiais do óleo, a Arábia Saudita ocupa a quinta posição no ranking de países com o ar mais poluído. Sem surpresa, a poluição atmosférica neste país está associada à queima de combustíveis fósseis, provocada em grande media pelo crescimento da frota de veículos.
Egito: Berço de uma das mais antigas civilizações do mundo, o Egito é o sexto país com a pior qualidade atmosférica. A concentração anual de partículas PM10 no ar egípcio chega a 138 ug/m3, nível quase sete vezes superior ao considerado seguro para a saúde, segundo a OMS.
Entre as principais fontes de poluição no país encontram-se as indústrias, que emitem chumbo, gases e poeira de cimento, o transporte e a prática de queima de resíduos da agricultura – durante o outono, a capital Cairo sofre com a fuligem das queimadas de restos de cultura, como palha de arroz.
Emirados Árabes: Dono da sexta maior reserva de petróleo do planeta, os Emirados Árabes experimentaram um grande desenvolvimento econômico nas últimas três décadas. O boom de indústrias do setor petroquímico e de gás teve como consequência a queda na qualidade do ar do país, que também luta contra os altos níveis de poluição pelo transporte. A média anual de concentração de partículas das partículas PM10 é de 132 ug/m3, nível seis vezes acima do considerado seguro pela OMS.
Irã: Além de figurar na oitava posição desta lista, o Irã também tem a cidade mais poluída do mundo, Ahvaz, que tem três vezes o nível média de poluição de todo o país. A situação é tão crítica, que já se tornou comum o decreto de feriado por causa de dias seguidos de atmosfera cinzenta. No Irã, a média de concentração anual de partículas PM10 é de 124 ug/m3, nível seis vezes acima do considerado seguro apara a saúde, segundo a OMS. Além das emissões das indústrias petroleiras, contribui para a poluição do ar a gasolina de baixa qualidade produzida no país e usado pela frota de veículos.
Nigéria: As espessa linha fumaça escura que borra o horizonte da capital comercial e financeira da Nigéria, Lagos, é o sinal mais evidente da gravidade da poluição atmosférica em uma das maiores cidades da África. O rápido desenvolvimento econômico, em parte pautado pela produção de petróleo, e a urbanização acelerada são alguns dos fatores que influenciam esse cenário ambiental negativo. Anualmente, o país registra uma concentração média de PM10 na atmosfera de 124 ug/m3, nível que extrapola em seis vezes a média considerada segura pela OMS.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>ESPERO TER AJUDADO :-)<<<<<<<<<<<<<<<<<<