• Matéria: Química
  • Autor: gabrieldamakampos
  • Perguntado 7 anos atrás

(UECE) Alguns medicamentos são apresentados na forma de comprimidos que, quando ingeridos, dissolvem-se lentamente no líquido presente no tubo digestório, garantindo um efeito prolongado no organismo. Contudo, algumas pessoas, por conta própria, amassam o comprimido antes de tomá-lo. Esse procedimento é inconveniente, pois reduz o efeito prolongado devido

A) Á diminuição da superfície de contato de contato do comprimido, provocando redução na velocidade da reação.
B) Á diminuição da superfície de contato, favorecendo a dissolução.
C) Ao aumento da reação em consequência do aumento da superfície de contato do comprimido.
D) Diminuição da frequência de colisão de partículas do comprimido com as moléculas do líquido presente no tubo digestório.

Gabarito: letra c
obs: Eu havia marcado a letra A, por que ela está errada?

Respostas

respondido por: RyanIce
55

Resposta:

Letra C

Explicação:Não se deve macerar medicamentos em hipótese alguma, visto que no processo de maceração o fármaco perde muito seu principio ativo, já que suas moléculas são danificadas.

Em casos que se precisa reduzir o comprimido, capsula ou  drágea é recomendado a diluição dos mesmos em água, em alguns casos específicos se é preciso alterar o pH da água também já que os comprimidos são gastro protegidos contra o acido estomacal dessa forma se dissolvem em meio alcalino com muita mais facilidade. Através de uma sonda se é introduzido o medicamento já diluído em água destilada e com o pH já alcalino pela ação de bicarbonato.

Comprimidos, capsulas e drágeas apresentam muitas vezes uma propriedade de manterem o seu principio ativo constante no sangue, ou seja se a pessoa vai tomando um determinado medicamento de 8 em 8 horas (Horário prescrito pelo medico) a quantidade plasmática do medicamento no sangue dela vai ser sempre constante, sendo assim ela sempre vai ter o fármaco no corpo dela, independente de qual seja o tratamento.

Se uma pessoa macera um comprimido, ela vai fazer ele ser dissolvido muito mais rápido do que o normal, ou seja a pessoa vai ter um pico de dosagem do fármaco que não foi a intenção do fabricante dele, ou seja. A pessoa irá ter uma grande dose do determinado fármaco na corrente sanguínea dela, porem por ter sido uma dosagem alta, o fármaco vai perder seu efeito rápido, não se mantendo constante no sangue como deveria. Ou seja, irá ter um momento em que os efeitos do fármaco irão passar bem mais rápido do que deveriam pois o fármaco foi macerado.

Porque é a letra A? Pois quando se macera um fármaco se faz ele perder suas camadas protetoras que são feitas justamente para serem dissolvidas ao longo do tempo. Quando o fármaco foi macerado, se aumentou a superfície de contanto dele, visto que mais daquele fármaco pode entrar em contanto com o acido estomacal e ser absorvido pelo corpo do que iria ocorrer com uma drágea ou comprimido. Espero que tenha entendido.

Fonte: Minhas aulas de terapêutica medicamentosa.

Perguntas similares