No final da década de 1940, a Alemanha foi dividida em duas: a República Federal Alemã (RFA) ou Alemanha Ocidental (capitalista); e a República Democrática Alemã (RDA) ou Alemanha Oriental (socialista). No início dos anos 1960, a cidade de Berlim, na Alemanha, foi dividida por um muro. A construção desse muro:
a) aumentou as disputas geopolíticas, econômicas e militares entre a França e o Reino Unido, principais adversários durante a Guerra Fria.
b) dividiu a Europa em dois blocos distintos: a Europa do Leste, aliada dos Estados Unidos; e a Europa do Oeste, aliada da União Soviética.
c) separou fisicamente as Alemanhas e foi construído para impedir o contrabando de livros e de armamentos entre os lados Ocidental e Oriental.
d) reforçou a divisão da cidade de Berlim em dois lados distintos e tinha a intenção de coibir a fuga de alemães orientais para a Alemanha Ocidental.
e) inviabilizou o governo nazista, até então presente na Alemanha Oriental, obrigando seus líderes a pedirem asilo político na Alemanha Ocidental.
Respostas
d) reforçou a divisão da cidade de Berlim em dois lados distintos e tinha a intenção de coibir a fuga de alemães orientais para a Alemanha Ocidental
Resposta: (D) reforçou a divisão da cidade de Berlim em dois lados distintos e tinha a intenção de coibir a fuga de alemães orientais para a Alemanha Ocidental.
Explicação:
Durante a Guerra Fria, a Alemanha, que fora derrotada na 2ª Guerra Mundial, sofreu com a bipolaridade da geopolítica global passando a ser dividida entre socialistas e capitalistas. Berlim, mesmo estando do lado oriental, também foi dividida entre as quatro potências vencedoras (EUA, URSS, Reino Unido e França). 16 anos depois de encerrada a 2ª Guerra, um muro cindiu a cidade, isolando os setores norte-americano, inglês e francês do restante do território alemão oriental. Tal muro ficou conhecido no Ocidente como “Muro da Vergonha”.