Leia o fragmento que se segue da entrevista concedida pelo intelectual palestino Edward Said, comentando os problemas atuais no Oriente Médio.
Entrevistador: O Senhor não gosta da expressão “choque de civilizações”. Por quê?
Said: [...] são inúmeros os problemas. Para começar, ela trata as civilizações como se fossem entidades fechadas, lacradas, alheias a qualquer tipo de troca [...]. Por fim, a ideia de choque de civilizações tem um aspecto caricatural muito nocivo, como se enormes entidades chamadas “Oriente” e o “Islã” estivessem num ringue, lutando para ver qual é o melhor.
Revista veja. Edição: 25/06/2003.
Assinale a opção que reforça a opinião emitida por Said.
a.⃝ As diferenças culturais não podem ser tratadas como expressão de conflitos, mais sim como particularidade de cada civilização no tempo e no espaço.
b.⃝ Não existem diferenças jurídico-politicas entre o Ocidente e o Oriente Médio, logo não faz sentido diferenciar essas duas civilizações.
c.⃝ O mundo muçulmano não é homogêneo assim como o Ocidente; portanto apenas os conflitos internos devem ser considerados.
d.⃝ As trocas entre distintos conjuntos civilizacionais incluem mercadoria culturais: desse modo, padronizam as civilizações.
Respostas
a. As diferenças culturais não podem ser tratadas como expressão de conflitos, mais sim como particularidade de cada civilização no tempo e no espaço.
Quando Said fala sobre as diferentes civilizações, ele fala de ideias culturais, mas não de ideias opostos, ainda sim permitem a troca, podem se aceitar e se respeitarem de maneira que permita a convivência entre elas e não um conflito permanente.
As diferença culturais precisam ser encaradas de outra forma, pensando mais na em como elas se evoluem e se desenvolvem, garantindo o desenvolvimento passeado na paz entre elas, por isso ele fala que a ideia de choque cultura.
A cultura precisa ser entendida como algo de paz, diversificado e que permite a manuntenção de uma sociedade.
Aprenda mais:
https://brainly.com.br/tarefa/31872890
Resposta: a) As diferenças culturais não podem ser tratadas como expressão de conflitos, mas sim como
particularidade de cada civilização no tempo e no espaço.
Explicação: A alternativa “a” está correta. As diferenças culturais existem tanto no contexto de conflito quanto no contexto de troca cultural.