• Matéria: Pedagogia
  • Autor: imareisa90
  • Perguntado 7 anos atrás

3)
João é professor dos anos iniciais. Ele atua há vinte anos em classes de alfabetização. Ao longo de sua trajetória, sempre gostou de inovar. No início de sua carreira, ele trabalhava na perspectiva de Montessori. Um pouco mais experiente, o professor trabalhou na perspectiva de Freinet e Vygotsky. Com o passar dos anos, ele tem trabalhado com métodos mistos. Atualmente, o professor se identifica com os métodos ativos. Ele tem percebido que muitas ideias de autonomia, aprendizagem significativa e cooperativa incorporadas nos métodos ativos já existiam em metodologias anteriores.

Considerando esse cenário e o lançamento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o professor realizou uma palestra em um evento da secretaria de ensino na qual atual. Ao final, ele realizou algumas reflexões ao tecer os seguintes comentários:

I. A italiana Maria Montessori teorizou e criou métodos de ensino com ênfase em autonomia, liberdade com limites e respeito pelo desenvolvimento das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança. Pode-se afirmar que ela foi uma percursora do trabalho com competências cognitivas e socioemocionais nas escolas.

II. Os estudos de Dewey apontam que não deve haver separação entre vida e educação. Ele, também, aponta que os conteúdos aprendidos na escola devem fazer sentido e ter uma aplicação na vida do aluno. Ao afirmar que o conhecimento deve ter aplicação, o autor transcende a noção de que conteúdo deve ter uma função em si mesmo. Suas ideias podem ser articuladas a sexta competência geral da BNCC que discorre sobre trabalho e projeto de vida.

III. Vygotsky compreendeu que o conhecimento é um produto de interação social e cultural. Nesse contexto, o estudioso concebeu o sujeito como um ser eminentemente social e o conhecimento como produto social. A nona competência geral prevista na BNCC, aborda a questão da empatia e cooperação, que prevê a interação entre os estudantes.

IV. As competências previstas na BNCC podem ser desenvolvidas com o uso dos métodos ativos.

O professor João estabeleceu articulações entre métodos ativos e ideias de alguns percursores dos métodos ativos. Assinale a alternativa que contempla as afirmativas que podem ser consideradas corretas a partir dos estudos que foram realizados no módulo 03.

Alternativas:

a)
I, apenas.

b)
I, II e III, apenas.

c)
I, II, III e IV.

d)
II, III e IV, apenas.

e)
I e III, apenas.

4)
Maria Montessori (1870 – 1952) criou métodos de ensino com ênfase na autonomia da criança. Para a educadora, quando nasce, a criança já deve ser compreendida como um ser humano integral com seus desejos próprios e sua história. A autonomia perpassa as competências gerais previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na décima competência está previsto que o estudante seja capaz de agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, para realizar decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

Nesse contexto, assinale a alternativa correta.

Alternativas:

a)
A autonomia é uma questão recente do contexto educacional que surgiu com o advento dos métodos ativos.

b)
A autonomia é uma competência a ser desenvolvida e sua articulação com o contexto educacional não é recente.

c)
A BNCC está desatualizada, pois autonomia já é um assunto superado no contexto educacional brasileiro.

d)
Superada em outros contextos, a autonomia é uma competência a ser desenvolvido no contexto educacional brasileiro.

e)
A autonomia está prevista em apenas uma das dez competências básicas da BNCC.

Respostas

respondido por: pollyanagsoutop01br0
5

Resposta:

Resposta: Av - Modulo 1, 2 e 3 - Bncc  em Ação

Modulo 1__ 1b, 2d, 3d, 4a, 5e

Modulo2__ 1d, 2c, 3a, 4e, 5a

Modulo3__ 1d, 2e, 3c, 4b, 5a

Explicação:

respondido por: alexleandrolourenco4
1

Resposta:

I, II, III e IV.

Explicação:

Perguntas similares