Na geração do cosmos, a preponderância ao fogo, à água e ao ar costuma ser atribuída, respectivamente, aos seguintes pensadores Pré-socráticos: a) Heráclito, Tales e Anaxímenes b) Anaxímenes, Anaximandro e Tales c) Tales, Anaxágoras e Anaxímenes d) Heráclito, Anaximandro e Tales e) Heráclito, Tales e Pitágoras
Respostas
Na geração do cosmos, a preponderância ao fogo, à água e ao ar costuma ser atribuída:
a) Heráclito, Tales e Anaxímenes
Na doutrina de Heráclito de Éfeso, "tudo está em mudança e nada permanece parado". Para Heráclito, o equilíbrio era atingido através da necessária complementaridade entre os opostos, a qual ele chamou de logos.
Para Heráclito a substância base era o "fogo", possivelmente pelo seu poder de transformar as coisas de coloca-las em movimento. Entretanto o foco principal de sua filosofia foi às transformações criadas pela tensão entre os opostos.
Tales de Mileto é tido como o criador da filosofia ocidental. Sua ideia central da composição do cosmos, é que tudo é "água".
Segundo Anaxímenes a substância fundamental do Universo é o "ar", ele acreditava que com as mudanças ocorridas em suas formas ele compunha todas as coisas.
Bons estudos!