• Matéria: Pedagogia
  • Autor: gabyulthes
  • Perguntado 7 anos atrás

A reconfiguração da sociedade contemporânea, principalmente nos aspectos econômicos e políticos, fez com que fosse necessário o engajamento da sociedade civil nas demandas sociais existentes. Dessa forma, vimos um aumento importante nas ações empreendedoras do terceiro setor em áreas essenciais como educação, saúde, moradia e riscos de vida, bem como aumenta consideravelmente as ações de empreendedorismo social comunitário.

Você, licenciado em Pedagogia, especialista em Gestão e Planejamento, resolveu se mudar para uma região do interior de seu estado, procurando ter uma vida mais tranquila, segura e com maior qualidade. Chegando nessa cidade, você realizou um processo seletivo simplificado e logo iniciou o trabalho como professor em uma escola pública local, onde começou a se apropriar do funcionamento da comunidade onde a escola se insere, percebendo sua cultura e seu estilo de vida. Constatou que os pais de seus alunos eram, em sua grande maioria, agricultores, de onde tiravam o sustento para seus lares por meio do plantio de algumas culturas e criações de alguns animais que procuravam vender no centro da cidade. Percebeu, também, que as mulheres, normalmente, resumiam suas rotinas a acompanhar seus filhos na escola e dividir as tarefas agrícolas com os maridos. Porém, muitas dessas mães eram excelentes bordadeiras e realizavam trabalhos manuais artesanais de grande talento. Apesar desses esforços dos pais e das mães, a comunidade apresenta alto grau de vulnerabilidade social, conseguindo somente sobreviver, sem prosperar a partir do que produzem.

Você, como professor, foi consultado pela comunidade para emitir sua opinião sobre como poderiam mudar esse quadro. Dentro do conceito de empreendedorismo social, aponte ideias socialmente empreendedoras que pudessem ser postas em prática nessa comunidade, enfatizando os aspectos pedagógicos envolvidos.

Respostas

respondido por: Sagwa2000
23

Resposta:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

O empreendedorismo social parte do princípio do empoderamento da comunidade local, do detectar e promover as potencialidades que existem entre as pessoas e os grupos que ali convivem. Dessa forma, poderiam ser sugeridas muitas ideias para atender a esse propósito, como, por exemplo, a associação desses agricultores para alavancar maiores formas de cooperação, aprendizagem mútua e troca entre eles, seja de mão de obra, de máquinas, ou de bens entre si e viabilizar a comercialização de forma mais organizada com o comércio regional.

Outra ideia que poderia ser mapeada a partir do cenário descrito seria o investimento nos talentos dessas mães para o artesanato, oportunizando que seu capital humano fosse expandido a partir de ações que fizessem com que mais mulheres e também homens pudessem aprender suas técnicas e, assim, manter um processo sustentável de aprendizagem. Essas ações tornariam essa atividade artesanal mais organizada e participativa, podendo transformá-la em um negócio social que trouxesse as características regionais e elevasse o nome da própria localidade, além de contribuir para a renda dessas famílias.

Explicação:

respondido por: Matheusieti
1

Para que o projeto seja colocado em prática sob um viés do empreendedorismo social, é importante que o grupo tenha uma visão sistêmica do conjunto dos negócios, saiba ser ousado e busque novas ferramentas para a execução de seu trabalho, Essa questão se liga a busca pelo combate a um dos maiores problemas na nossa sociedade: a desigualdade.

Como o trabalho escolar é importante nesse projeto?

A partir do planejamento pedagógico, onde o projeto deve reunir propostas de ação concreta a executa-as durante  um determinado período de tempo, por fim, o empreendedorismo social possui caráter político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, atuando de forma coletiva e individual na sociedade.

Mais sobre o empreendedorismo:

https://brainly.com.br/tarefa/4190524

Anexos:
Perguntas similares