Respostas
Resposta:
Toda a importância
Explicação:
O equilíbrio químico está extremamente ligado a homeostasia que é quando o corpo está em estado de equilíbrio na temperatura, pulso, pressão arterial, taxa de glicose no sangue, e afins.
Um exemplo bem fácil é em relação ao pH sanguíneo, se uma pessoa passa a respirar com menos frequência, se vai tendo um acumulo de dióxido de carbono, o gás dióxido de carbono tem pH acido, e por conta disso o sangue tende a ficar mais acido por conta do maior acumulo de dióxido de carbono. Essa situação pode levar a acidose do sangue.
O pH do sangue é de cerca de 7.365 a 7,4 sendo levemente alcalino.
A acidose não é algo que deveria estar ocorrendo no corpo humano, prejudicando a homeostasia.
Os sintomas de acidose incluem:
Batimento cardíaco acelerado, dor de cabeça, confusão mental, fraqueza e cansaço, náusea e vômito.
A acidose pode danificar ossos, rins e diversas estruturas do corpo, já que o corpo não é adaptado para trabalhar nesse tipo de condição. Acidose inclusive pode levar a morte.
O corpo possui um mecanismo contra a acidose que é o sistema tampão. Quando o corpo detecta que o pH sanguíneo esta alterado, ele libera o sistema tampão, que consiste na liberação de uma acido fraco ou uma base fraca para assim fazer o pH sanguíneo voltar a homeostasia.
Alcalose
Pode ocorrer por diversos fatores, assim como a acidose, mas irei destacar a alcalose decorrente da falta de dióxido de carbono no sangue. Se um individuo passa a respirar muito rápido por N fatores, a tendencia é que se tenha dióxido de carbono em menos quantidade no sangue, prejudicando o pH sanguíneo.
Sintomas de alcalose: Náuseas, sensação de torpor, espasmos musculares prolongados, tremor nas mãos, contração muscular e afins.
Espero que tenha aprendido.
Fonte: Eu e minhas aulas de aparelho cardiorrespiratório.