Na transição da Idade Antiga para a Idade Média, na Europa ocidental, o modelo político imperial romano perdia força em meio à fragmentação do poder político. Uma das heranças germanas para a política medieval foi o comitatus, que pode ser definido como:
A)uma relação de fidelidade entre camponeses que se submetem ao domínio da Igreja Católica.
B)um elemento da união entre os guerreiros, marcado pela fidelidade mútua entre chefes de tribos e seus comandados.
C)um juramento de fidelidade entre membros do clero regular para estabelecer a hierarquia católica.
D)um juramento entre guerreiros para garantir a defesa da cristandade do ataque de infiéis e a mútua proteção.
E)uma relação de fidelidade comum entre aqueles que se colocavam como defensores da Igreja Católica.
Respostas
Resposta: Letra B.
Explicação: um elemento da união entre os guerreiros, marcado pela fidelidade mútua entre chefes de tribos e seus comandados.
Temos que ter em mente que o comitatus era uma das relações militares germânicas baseadas na lealdade pessoal entre guerreiros e líder. Essas relações dão origem à vassalagem no período feudal, que era um vínculo entre nobres em que um deles (o suserano) concedia um feudo a outro (o vassalo), que, em troca, devia prestar-lhe ajuda militar (“auxilium”) e participar dos tribunais feudais (“concilium”), entre outras obrigações (que poderiam incluir, por exemplo, o pagamento do resgate do suserano, se ele fosse capturado em guerra).
Resposta: ALTERNATIVA B.
Explicação: um elemento da união entre os guerreiros, marcado pela fidelidade mútua entre chefes de tribos e seus comandados.