• Matéria: Português
  • Autor: cristianaccustodio
  • Perguntado 6 anos atrás

*ME AJUDEM AGORA POR FAVOR*
Sobre variação linguística, é correto afirmar: *

a)Discriminar uma pessoa que utiliza determinada língua ou variante linguística é, entre outras formas de exclusão, desconsiderar sua maneira legítima de interagir socialmente, é condená-la e ridicularizá-la por não usar variantes privilegiadas.
b) Não podemos afirmar que há preconceito linguístico, pois cada vez mais as produções televisivas têm utilizado personagens das mais diversas regiões brasileiras.
c) As variantes linguísticas surgem das experiências históricas, geográficas, etárias, socioeconômicas e culturais. Por isso, é aceitável que cada pessoa, a depender do grupo em que se encaixe, acredite que seu modo de falar é mais correto que outro.
d) Devido ao fato de a variedade padrão da língua ser ensinada nas escolas, ela é a única correta, devendo, portanto, ser utilizada por todos.
e) Não há preconceito linguístico, pois todos os 180 milhões de brasileiros, independentemente de sua idade, de sua origem geográfica, de sua situação socioeconômica, de seu grau de escolarização, têm uma língua comum, o português.

Respostas

respondido por: victor230460
2

Resposta:

posso ajuda?

Explicação:


cristianaccustodio: CLARO
cristianaccustodio: por favor
cristianaccustodio: urgenteeeeeeeeeeeeeee
victor230460: ja vou te ajuda
cristianaccustodio: TA
respondido por: JvCarv2
2

Resposta:

A alternativa "A" é a correta

Explicação:

discriminação linguística é uma forma de discriminação social (exclusão) que consiste em julgar o indivíduo pela forma como ele se comunica (sua variação linguística), seja oralmente, seja por escrito. O parâmetro desse julgamento é a chamada norma culta: quanto mais distante dela, mais criticado e rebaixado é o falante.

Perguntas similares