• Matéria: Sociologia
  • Autor: lucianaantunes41
  • Perguntado 7 anos atrás

Redija um texto argumentativo sobre a possibilidade de uma ética de Estado, ou, ainda, a preservação de uma ética cultural mesmo em situação de guerra. Levando em consideração que trata-se de uma fala em um debate, apresente argumentos sobre a manutenção da ética mesmo na guerra.

Respostas

respondido por: Matheusieti
8

A ética do estado em período de guerra deve ser respeitar os protocolos sobre a utilização de ataques em massa em regiões de cultura tombadas, e, principalmente a ética nas relações sociais.

A configuração política que vemos hoje no mundo, foi um reflexo das diferentes tensões entre as nações desencadeadas entre, durante e no pós guerras.

Levando em consideração a Segunda Grande Guerra Mundial, notamos neste período uma construção do etnocentrismo como algo comum aos indivíduos, desde noções deturpadas do totalitarismo de Hitler e sua imposição sobre as demais culturas, vemos uma briga étnica sem sentido, que deve ser colocada em pauta de maneira negativa, visto que vivemos em um mundo plural e a igualdade deve ser soberana.

respondido por: prigdias1981
1

Resposta:

Explicação:

A manutenção de um tratado ético, ou, ainda, de uma universalidade ética é extremamente comprometida em casos de guerra. Ou seja, é dificultoso manter uma ideia de paz, de respeito ao próximo, de máximas universais em uma situação que o mínimo de respeito encontra-se comprometido. Assim, em conflitos, vemos a transgressão aos direitos humanos, não somente a quem está na linha de frente, mas, sobretudo, aos da população que é afetada por violações fisícas e morais. Dessa forma, falar em ética em tempos de guerra causa um paradoxo: ainda que esteja almejando um bem maior a minha pátria, portanto aos meus, estou destruindo o mundo do outro que me é diferente.  É correto afirmar que não existe ética na guerra. Pode-se dizer que até existem alguns rituais de respeito entre os combatentes, uma certa forma de código na guerra, entretanto isso não se garante, pois como pode-se falar em respeito quando o maior objetivo é prevalecer sobre o inimigo a qualquer custo? Portanto, não há ética em tempos de guerra.

Perguntas similares