Faça uma redação sobre quanto o
Vírus COVID-19, tem afetado o meio social,
econômico e histórico do Brasil com no
mínimo 20 Linha
Respostas
redação sobre CORONAVÍRUS.
Uma das frases mais impactantes do livro A Peste, de Albert Camus, produzida no contexto da Segunda Guerra Mundial, é: “A estupidez insiste sempre”. Nessa obra, o autor cria o cenário de uma peste, que, associada ao avanço das ideias nazistas, matou boa parte da população.
Na atualidade, o vírus Covid 19 assola o mundo, matando, também, muitas pessoas [apresentação do tema]. Semelhante à peste de Cumus, a propagação do vírus coloca em debate a importância de um projeto coletivo para a sociedade.
É inegável. O tema do momento, no planeta, é o coronavírus. E não pense que você vai se livrar tão fácil deste assunto. Se você estiver estudando para um concurso, saiba que ele pode ser tema de redação ou cair em questões de atualidades, mesmo que não seja da área da saúde.
Por isso, além de te passar links de vídeos, reportagens e até podcasts sobre o coronavírus, o Concursos no Brasil vai te mostrar como este tema pode afetar a sua prova. Então, vamos começar com aquele resumão sobre o coronavírus.
Coronavírus é, na verdade, um grupo de vírus respiratórios. O nome se deve a sua aparência, semelhante à de uma coroa. No caso desta nova pandemia, o nome oficial do micro-organismo é COVID-19. Porém, para facilitar o entendimento e por já ter sido difundido pela população, vamos usar o termo coronavírus.
Em dezembro de 2019 foram registrados os primeiros casos deste novo coronavírus, na cidade de Wuhan, na China. Acredita-se que o vírus tenha se originado em um mercado local da cidade, onde existe um grande número de animais comercializados, parte deles de forma ilegal, o que favorece contaminações.
Como Wuhan é uma cidade muito grande, contando com cerca de 11 milhões de pessoas, o vírus logo se espalhou e começou a ser registrado em vários locais da China. Temendo uma grande epidemia, o governo local isolou a cidade e restringiu viagens pelo país.
Mesmo assim, o micro-organismo conseguiu atravessar as fronteiras chinesas, indo parar em vários cantos do continente asiático, atingindo países como a Coreia do Sul e o Japão. Além da doença, os japoneses ainda estão preocupados com a realização das Olímpiadas de 2020, evento marcado para o mês de julho, em Tóquio. O governo já considera até mesmo adiar a competição para o final do ano.
Além das nações asiáticas, a doença se espalhou pela Europa e chegou na América. No momento de produção desta matéria, o Brasil já tem dois casos confirmados, sendo que há outras dezenas de suspeitas.
Em tempo: em 25 de março de 2020, o número de casos confirmados de coronavírus no Brasil já passou de 2,4 mil, com 57 mortes.
Uma das características deste coronavírus é o fato dele se espalhar com facilidade e muitas vezes sem o infectado ter sintomas. Para se ter ideia, seus efeitos podem ser sentidos em até duas semanas após a contaminação.
Os sintomas do coronavírus são bem parecidos com o de uma gripe. Porém, por ser mais agressivo, esses eles são um pouco mais fortes. Entre os sintomas estão a tosse seca, febre, falta de ar e diarreia. Idosos e pessoas com problemas respiratórios são as principais vítimas dessa nova doença.
Uma das maiores preocupações das autoridades - e, consequentemente, da OMS - era a de que o coronavírus se transformasse em uma pandemia. Algo que acabou ocorrendo.