• Matéria: ENEM
  • Autor: gian31144
  • Perguntado 7 anos atrás

Os alimentos que podem ajudar o cérebro a funcionar melhor Uma alimentação de qualidade é peça-chave para nossa saúde em geral, e para o nosso cérebro, em particular. “A alimentação é um dos poucos fatores de risco para doenças neurológicas passível de ser modificável e controlável”, afirmou à BBC News Mundo (serviço da BBC em espanhol) o médico Gurutz Linazasoro, que é o porta-voz da Sociedade Espanhola de Neurologia. Os especialistas sinalizam que não há alimentos mágicos, mas que é importante manter um padrão de dieta equilibrada. Uma dieta mediterrânea típica inclui bastante vegetais, frutas, legumes, cereais e produtos ricos em carboidratos como pão integral, massas e arroz integral. Há também quantidades moderadas de pescados, carne branca e alguns produtos lácteos, e cozimentos com azeite de oliva. Mas o especialista insiste que “a chave é comer alimentos saudáveis, com equilíbrio e moderação”. Veja dois deles: Pescado azul: o sistema nervoso, e concretamente o cérebro, tem tecidos muito ricos em água, mas também contém um componente lipídico (ácidos graxos) bastante importante, explica o nutricionista Ramón de Cangas. Cacau puro e canelas: são alimentos ricos em polifenóis, que “têm demonstrado resultados interessantes na prevenção da perda cognitiva por seu efeito antioxidante que protege os neurônios”, afirmou Cangas. No que diz respeito aos conceitos de funções da linguagem, pode-se dizer que o texto Os alimentos que podem ajudar o cérebro a funcionar melhor exerce, predominantemente, papel A poético. B emotivo. C apelativo. D referencial. E metalinguístico.

Respostas

respondido por: polianafferreira
5

A alternativa correta, sobre as funções de linguagem, é a letra "D": referencial.

A função referencial pode ser vista na maioria dos textos que costumamos ler no cotidiano. Tem como característica principal a informatividade.

A Função Referencial também é chamada de Denotativa ou Informativa, ela visa notificar, informar, anuncia, referenciar e/ou indicar algo. Como é utilizada cotidianamente, trata-se da função mais comum dentro das seis funções da linguagem.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares