Ubiratan faz parte do grupo indígena Macuxi. Durante o período de estiagem, ele e seus colegas de tribo caçam, pescam e criam o gado, para que na época de seca tenham alimentos. Todos os alimentos armazenados são distribuídos entre os integrantes da tribo nesse período. Por esse e outros motivos, Ubiratan tem um sentimento de pertencimento muito forte em relação ao seu grupo indígena. Nesse caso, a consciência coletiva fala mais alto, e a solidariedade social é mais forte.
Acerca desse assunto, analise as assertivas a seguir.
I. Na tribo de Ubiratan, a consciência coletiva é mais forte do que no metrô lotado de pessoas em São Paulo. A harmonia e a coesão social existente entre os integrantes da tribo indígena tornam o trabalho em grupo ainda mais solidificado;
II. Essa tribo indígena é uma sociedade de solidariedade do tipo orgânica. Afinal, um dos seus princípios mais fortes, é o de que a vontade do coletivo é mais importante que o desejo individual;
III. O sentimento de pertencimento de Ubiratan é gerado pela consciência coletiva. Ele sabe que para ajudar a si e a todos ao seu redor é necessário armazenar alimentos para dividir com os demais integrantes da tribo, durante o período de seca;
IV. Ubiratan sente que faz parte de um grupo de indígenas, e que a consciência coletiva é mais importante que o seu desejo individual. Isso foi ensinado a ele desde criança, devido à cultura, os costumes e as tradições da sua tribo.
Está correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Respostas
A consciência coletiva está atuando nas metes de forma individual e com isso ela faz servir para a orientação para a conduta de cada um dos indivíduos.
Contudo, a consciência coletiva tende a estar acima dos indivíduos e é externa para os mesmos. Com base nisso, Durkheim chama a atenção para o fato de que os fenômenos individuais devem ser explicados para cada membro de um coletividade e não que haja o contrário disso, pois isso pode trazer desavenças para o grupo.
A resposta correta é a alternativa IV) I, III e IV, apenas.
Bons estudos!
Resposta:
I, III e IV, apenas.
Explicação:
Na maioria das vezes, a ideia de coletividade e solidariedade social é muito mais perceptível em uma tribo. Por isso, a harmonia social é mais intensa em um grupo indígena, quando comparado com o metrô de São Paulo, por exemplo. Essa sensação de pertencimento, gerada por Ubiratan, condiz com a ideia de consciência coletiva existente em sua tribo. Tudo isso faz parte dos costumes e das tradições do seu grupo indígena.