A Lei Áurea foi assinada em 1889. Portanto, mesmo após 120 anos, os afro-brasileiros continuam sendo excluídos da sociedade. Após sua libertação, para eles restaram os trabalhos braçais e mal pagos. Portanto, eles foram colocados à margem da sociedade, sem nenhum tipo de instrução e oportunidade. Esse problema, até hoje, faz parte da vida da população afro-brasileira. Em geral, os afro-brasileiros são excluídos do acesso às universidades e das oportunidades de emprego. Acerca da exclusão social analise as afirmativas a seguir:
I. No geral, os afro-brasileiros precisam comprovar a sua competência 10 vezes mais do que o resto da população para ter acesso aos altos cargos de chefia. Portanto, a exclusão social é presente também nas oportunidades de emprego;
II. Por conta da marginalização da população afro-brasileira, o Estado precisa desenvolver políticas públicas e legislações protetivas para os mesmos. Isso é suficiente para erradicar a exclusão social;
III. A exclusão social é gerada por uma herança colonizadora. A desigualdade atual ainda possui resquícios da era escravagista. Portanto, ainda nos dias atuais, a maior parte da população afro-brasileira não possui acesso a uma educação de qualidade e oportunidades de trabalho;
IV. O processo de pós-abolição foi bastante excludente, já que não foram proporcionadas oportunidades para a população afro-brasileira.
É correto o que se afirma em:
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
Respostas
Resposta:
I, III e IV, apenas
Explicação:
A Lei Áurea garantiu a liberdade para os escravos de maneira imediata, e os donos de escravos não receberam nenhum tipo de indenização.
Com essa lei, os libertos agora estavam livres para buscarem uma vida melhor. A vida dos escravos pós-abolição não foi fácil, principalmente pelo fato de que o preconceito na sociedade era evidente e porque não houve medidas para integrá-los economicamente na sociedade.
A situação do escravismo, erradicado pela Lei Áurea, não foi totalmente exterminado, uma vez que o racismo e a intolerância são questões que emanam na sociedade (B- I e III).
A segunda premissa está incorreta, porque, embora a Lei Áurea tenha sido efetuada, a exclusão e o racismo são realidades que estão presentes no mundo.
Por meio dos navios negreiros, os portugueses traziam os escravos africanos, separando-lhe da sua família, da sua cultura e das suas tradições.
Os homens destinavam-se a trabalhar duro nas lavouras e na agricultura durante horas e horas, tinham sua família, mas eram de posse do senhor. Não havia liberdade nem livre escolha.
Todos os africanos deveriam se sujeitar à palavra do senhor, senão castigos físicos e até morte eram as suas consequências. As mulheres viviam como "empregadas domésticas" e muitas trabalhavam com artesanato ou ajudando na lavoura.
Não tinham tempo de cuidar dos filhos legítimos e sofriam, também, com períodos longos de trabalho.
Os negros ganharam terras para cultivo e, assim, a maior parte dos negros concentrou-se nas produtoras de cana-de-açúcar.
Saiba mais sobre a vida dos afro-descendentes: brainly.com.br/tarefa/40462981