O idoso tem assegurada atenção integral à saúde por meio do Sistema Único de Saúde-SUS, garantindo a ele o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo ainda uma atenção especial às doenças que afetam preferencialmente aos idosos. No que diz respeito ao direito à saúde, o Estatuto do Idoso traz garantias específicas.
ROSA, L. C. B.; LOPES, M. H.; FRANCISCHINI, M. C. L. Direito e Legislação Social. Unicesumar: Maringá, 2018 (adaptado).
Sobre essas garantias específicas, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
Plano de saúde especial para a sua faixa etária.
Alternativa 2:
Acompanhante permanente ao idoso internado em asilo.
Alternativa 3:
Direito a alguns remédios gratuitos, bem como o fornecimento de próteses.
Alternativa 4:
Obrigação de exigir o comparecimento do idoso enfermo perante os órgãos públicos.
Alternativa 5:
Direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável quando estiver no domínio de suas faculdades mentais.
ME AJUDEM, no estatuto do idoso , em direito a saúde fala da alternativa 3 e 5 estarem coretas, estou na duvida.....
Respostas
Resposta: Alternativa 5.
Explicação:- LEI No 10.741, DE 1º DE OUTUBRO DE 2003. Art. 17. Ao idoso que esteja no domínio de suas faculdades mentais é assegurado o direito de optar pelo tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável.
Sobre a alternativa 3 no estatuto do idoso está escrito: Art.15- § 2o Incumbe ao Poder Público fornecer aos idosos, gratuitamente, medicamentos, especialmente os de uso continuado, assim como próteses, órteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitação ou reabilitação. Na alternativa 3 fala que o idoso tem direito a alguns remédios, logo está errada, pois no estatuto do idoso não diz que o poder público deve fornecer "alguns" medicamentos e sim que ele deve fornecer gratuitamente medicamentos.