Os astecas (azteca) ou mexicanos (mexica) dominavam com esplendor a maior parte do México quando os conquistadores espanhóis ali chegaram, em 1519. Sua língua e sua religião tinham-se imposto sobre imensas extensões de terra desde o Atlântico até o Pacífico e das regiões áridas setentrionais até a Guatemala. O nome de seu soberano Motecuhzoma era venerado ou temido de uma ponta a outra daquele vasto território. Seus comerciantes com suas caravanas de carregadores percorriam o país em todos os sentidos. […] Em Tenochtitlán (México), sua capital, a arquitetura e a escultura haviam alcançado um impulso extraordinário, enquanto o luxo crescia no vestuário, à mesa, nos jardins e na ourivesaria”. SOUSTELLE, J. A civilização asteca. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1987: 7.) São características da civilização asteca, exceto:
a) A unidade social básica era o calpulli, comunidade residencial com direitos comuns sobre a terra e uma organização interna de tipo administrativo, judiciário, militar e fiscal.
b) Tenochtitlán, a capital asteca, segundo a tradição, fundada em 1325, era o centro de um comércio de longa distância e polo de atração para artesãos e vendedores, tendo-se convertido em uma das maiores cidades do mundo com a expansão do poderio asteca.
c) A economia era de base agrícola e fundamentada na cultura do milho e do feijão, sendo o cultivo por chinampas (pequenas ilhas artificiais construídas mediante o acúmulo de lama e plantas aquáticas nas margens pantanosas dos lagos), a técnica mais inovadora empregada na agricultura irrigada.
d) A sociedade asteca era dominada por uma dupla hierarquia: a dos dignitários (indivíduos investidos de altas funções militares ou civis) e a dos sacerdotes. No ápice, havia o rei (Huey Tlatoani), cujo cargo era eletivo.
e) A civilização asteca não possuía a prática de realizar sacrifícios humanos em seus rituais religiosos.
Respostas
Resposta: letra E
Explicação: Os rituais de sacrifícios humanos eram centrais na religião asteca. Os astecas acreditavam no mito da serpente. No mito, o deus serpente foi responsável por dar vida ao povo asteca. Por isso, acreditavam que tinham que ofertar vidas humanas ao deus serpente para preservar a existência do povo.
São características da civilização asteca, exceto: A civilização asteca não possuía a prática de realizar sacrifícios humanos em seus rituais religiosos. Alternativa, Letra E.
Os astecas eram politeístas, acreditavam em vários deuses. Entres suas formas de manter uma relação constante com o sobrenatural, entendiam que como base do pensamento religioso era necessário a morte em combate ou na pedra sacrificial, que proporcionaria um destino elevado ao guerreiro, conduzindo-o para o céu.
Foram uma das civilizações que mais praticaram o sacrifício humano.
Para os astecas o sacrifício humano para os deuses, era uma missão, pois se consideravam o povo escolhido pelo deus Huizilopochtli.
O deus permanecia em paz quando os sacerdotes eram vencidos para os sacrifícios.
Aprenda mais sobre os Astecas:
https://brainly.com.br/tarefa/11575679
Bons estudos!