Respostas
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
Olá.
A função é y=92 -10x.
Pode ser escrita também com o termo principal na frente, o termo que tem o x, para você visualizar melhor.
y = -10x +92
==> O x tem grau 1, (x elevado a 1), então essa função é uma reta.
==> O número que vem com o x é o coeficiente angular. Ele mostra o ângulo dessa reta, que é -10.
==> O número que vem sozinho, sem x, é o coeficiente linear. Ele mostra onde a reta tocará o eixo y. A reta cruza o y em y=92.
Para traçar a reta bastam essas três informações, ou, para simplificar, já que o coeficiente angular é bem alto para explicar, podemos usar 2 pontos. Dois pontos são suficientes para traçar uma reta.
Dois pontos principais surgem quando igualamos x a zero e quando igualamos y a zero. Podemos usá-los, pois um nos dá quando a reta toca o eixo y (em x=0) e a outra nos dá quando a reta toca o eixo x (em y=0). Ou pode usar qualquer outro ponto da reta que vai dar certo também. É só escolher um valor qualquer para x e fazer as contas na equação, que a gente encontra o y. Daí, com x e y formamos o ponto (x,y). É bom e útil saber de várias maneiras de resolver a mesma coisa. Por isso te expliquei algumas possibilidades.
y = -10x +92
Fazendo y = 0
0 = -10x+92
10x = 92
x = 9,2
Quando y é zero, o x é 9,2. Então quando y é zero encontramos o ponto (x,y) na forma (9.2, 0). Já temos um ponto. Precisamos de outro.
Fazendo x = 0
y = -10(0) +92
y = 0 +92
y = 92
Achamos o ponto onde x é zero e y é 92. (0, 92). Temos o segundo ponto. Com dois pontos podemos traçar uma reta. Reparou que 92 é o próprio coeficiente linear dado na equação? Pois é... é isso que é um coeficiente linear. Quando o valor de x é zero, a reta toca o eixo y no coeficiente linear, que é 92, por isso o ponto é (0,92). Só de olhar para a equação já temos esse ponto, sem nem precisar fazer contas. Bom saber disso. É show... ^^)
Dois pontos são suficientes, mas vou mostrar aqui a outra ideia, que é achar um ponto dando um valor qualquer a x, por exemplo... 4. Lembrando que y é a forma resumida de imagem de x, ou f(x). É nesse x aí que a gente substitui o valor numérico.
y = -10x +92
f(x) = -10x +92
f(4) = -10(4) + 92 = -40 +92 = 52
Achamos o ponto (x,y) com x igual a 4 e y igual a 42: (4, 52)