Respostas
Resposta:
Por gentileza, veja a explicação abaixo.
Explicação:
1. Vamos responder a esta questão por partes, em primeiro lugar, as características econômicas da China:
A China caracteriza-se como uma “economia socialista de mercado”, ou seja, um sistema político estatal controlado pelos líderes do Partido Comunista, os quais assumem a posição de defensores dos interesses da nação e, ao mesmo tempo, exercem práticas capitalistas de mercado.
Apesar de a China promover a abertura de sua economia, o partido político comunista do país exerce práticas autoritárias e ditatoriais. Por meio delas, impede a formação de outros partidos, caracterizando um sistema monopartidarista, ou seja, partido único, eliminando, dessa forma, o direito à democracia e à liberdade de expressão.
As reformas e a abertura econômica da China podem ser vistas como passos muito importantes no cenário internacional, pois permitiram que a mais populosa nação do mundo se reintegrasse ao cenário econômico mundial, dinamizando o processo de globalização.
Desse modo, a China vem se transformado em um dos parceiros econômicos mais cobiçados do mundo.
2. Vejamos agora as características econômicas de Cuba:
A economia cubana está bastante vinculada aos setores primários (voltados ao agronegócio), por isso, a economia é sustentada por produtos de origem agrícola, como cana-de-açúcar, tabaco, arroz, banana, laranja, e abacaxi. Incluindo ainda a pecuária, na qual se desenvolve a criação de bovinos, equinos, aves e suínos.
3. Agora, as características econômicas do Vietnã:
São cultivados arroz, milho, batata e mandioca, entre outros produtos. Há grandes rebanhos bovinos, suínos e de búfalos, ou seja, sua economia está atrelada ao setor primário e ao setor secundário como veremos adiante. Seus recursos minerais incluem: o carvão, os fosfatos, o sal, o zinco e, em menor proporção, ouro, molibdênio, ferro e estanho. Na indústria (setor secundário), destacam-se os setores siderúrgico e metalúrgico, químico, têxtil, de produção de cimento, cerveja, tabaco e açúcar e a produção mecânica.
4. E por fim, as características econômicas da Coreia:
Em razão do grande desenvolvimento econômico e industrial realizado na Coreia do Sul a partir da década de 1970, o país tornou-se um dos “Tigres Asiáticos”. A economia nacional cresceu, em média, 9,1% ao ano entre 1980 e 1993, uma das taxas mais altas do mundo. O país aderiu à Industrialização Orientada para a Exportação (IOE), com destaque para os produtos eletrônicos e automóveis. Entre as principais empresas sul-coreanas estão a Hyundai, Daewoo, Samsung e Lucky Gold Star.
Espero ter ajudado!
Sem esquecer que, consultei vários sites em busca de informações corretas e bem precisas.