diferença entre os termos “Doenças sexualmente transmissíveis” e “Infecções sexualmente transmissíveis
Respostas
A partir de novembro de 2016, o Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais passou a usar a nomenclatura IST(Infecções Sexualmente Transmissíveis) no lugar de DST(Doenças Sexualmente Transmissíveis).
A nova denominação é uma das atualizações do regimento estrutural do Ministério da Saúde por meio do Decreto nº 8.901/2016 e publicada no Diário Oficial da União em 11.11.2016, Seção I, páginas 03 a 17.
A palavra ‘doença’ implica em sintomas e sinais visíveis no organismo do indivíduo. Já ‘Infecções’ podem se referir a períodos sem provocar sintomas ou ainda ficar por toda a vida sem que o indivíduo apresente algo assintomático, sendo preciso realizar exames laboratoriais para identificar. Sendo assim, o termo IST é mais adequado e já é utilizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.