Uma cidade contada em famílias
Conheça alguns dos clãs que ajudaram a construir a capital do Paraná, às vésperas de ela completar 321 anos.
Em Curitiba Revisitada, Dalton Trevisan pergunta: “Uma das três cidades do mundo de melhor qualidade de vida. Depois ou antes de Roma?”. Sorriso, Ecológica, Modelo, ou simplesmente Curitiba. Não importa. A cidade, que completa 321 anos no próximo sábado, dia 29, há muito tempo não é mais aquela em que a ascendência tinha algum grau de relevância. “Qual é seu sobrenome?”, “De que família você é?” são perguntas, que aos poucos, foram deixadas de lado no típico linguajar curitibano.
Não é para menos. Entre os anos de 1970 e 1980, de acordo com dados do IBGE, a população da capital paranaense cresceu 5,34% ao ano. O recorde entre as capitais. Só nas últimas quatro décadas, o número de habitantes saltou de 600 mil para 1,8 milhão de habitantes. Resumo: a província virou cidade.
E uma cidade de forasteiros. Mais da metade dos moradores não são naturais de Curitiba. Nesse cenário, famílias que antes tiveram peso na tomada de decisões e na construção da cidade, como Marques, Fontana, Pereira, Abreu, Correia, Ribas, Macedo, Leme, Beltrão, Leão, entre outras, foram abrindo espaço para novos clãs tradicionais como os Krieger, Cini, Guimarães e Malucelli.
“Uma mutação dinâmica e natural”, afirma o jornalista Aroldo Murá Haygert, autor da série Vozes do Paraná, livro que reúne entrevistas com os nomes expoentes do Estado. Na opinião do jornalista, ‘‘a elite hoje é outra’’.
Em relação ao primeiro parágrafo do texto, considere as seguintes afirmativas sobre acentuação gráfica das palavras em negrito:
I) A palavra “Ecológica” é uma paroxítona terminada em vogal.
II) Os vocábulos “ascendência” e “você” são acentuados pela mesma regra das oxítonas.
III) “Há” é um monossílabo tônico.
Está(ão) correta(s) apenas:
a) I e II
b) II e III
c) III
d) I
e) II
Respostas
respondido por:
6
c) III
pois "Ecológica" é proparoxítona e "ascendência" não é oxítona.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás